O lúdico como estratégia do processo de ensino-aprendizagem / The ludician as a strategy of the teaching-learning process

Angelita de Fátima Rodrigues, Angela Susana Jagmin Carretta, Viviane Kanitz Gentil

Abstract


O presente artigo tem por finalidade relacionar a importância do lúdico com o processo de ensino-aprendizagem,tendo como eixo norteador minhas experiências como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) /URCAMP, na Escola de Rede Municipal,com os alunos do 3° ano, na cidade de Bagé. O projeto tem por objetivo principal proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem a oportunidade de superar as mesmas e alcançar o nível da turma em que se encontram, através do lúdico. As atividades lúdicas colaboram com a aprendizado da criança de forma prazerosa e alegre,tornando a alfabetização mais fácil, rápida e significativa. O lúdico possibilita ao educando ter sua aprendizagem desenvolvida com êxito, acontecendo assim o verdadeiro aprender brincando. Antes de iniciar as atividades realizou-se o Teste de Psicogênese de Emília Ferreiro(1935) que investigava o nível de cada aluno, com esta testagem foi possível identificar as dificuldades de leitura e escrita que cada criança apresentava , e montar os agrupamentos para dar início ao trabalho. Com base nas dificuldades foi montado jogos e atividades para ajudar os alunos a superarem suas dificuldades, de forma prazerosa,não somente como diversão, mas  aprendizado.

 

 

 


Keywords


Alfabetização, Lúdico, Aprendizagem, Diagnóstico.

References


Ferreiro,Emília. e Teberosky Ana.Psicogênese da língua escrita. São Paulo: Editora Artmed, 1999

Jesus, Michele Maria de. O Lúdico no Processo de Ensino-aprendizagem na Educação Infantil. São Paulo, 2011. Acesso em 23/07/17.

Santos, Élia Amaral do Carmo; JESUS, Basiliano do Carmo de. O Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem. Sinop/MT: UTIC, 2010. Acesso em 23/07/2017.

Soares, Jiane Martins. A Importância do lúdico na alfabetização infantil.,

Web artigos- Disponível em : http://www.webartigos.com/artigos/o-ludico-na- construcao-da-aprendizagem/64356/. Acesso em 25/07/2017

Tezani, Thaís Cristina Rodrigues. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-007

Refbacks

  • There are currently no refbacks.