Uso do software kalzium como ferramenta para o ensino de química / Use of kalzium software as a teaching tool in chemistry

Authors

  • Sueny Kelia Barbosa Freitas Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • José Wellington Salvino da Silva
  • Maria Leidiane da Silva Medeiros
  • José Orlando Barboza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-678

Keywords:

Kalzium, Ensino de Química, Geometria Molecular.

Abstract

O uso de softwares no ensino da química vem se tornando constante e necessário. Essa necessidade se dá, principalmente, durante a modelagem, de modo a proporcionar uma maior compreensão e visualização da estrutura das moléculas. A intervenção didática foi aplicada na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Adauto Carvalho – EREMPAC - na cidade Serra Talhada-PE, com participação de 40 alunos do 1° ano do ensino médio. A atividade foi composta por seis etapas: planejamento; aplicação de um questionário inicial fechado; revisão do conteúdo; orientações para o uso do Kalzium; utilização do software e aplicação de um questionário final misto. Percebeu-se que, durante o desenvolvimento da intervenção didática, os alunos mostraram um ótimo desempenho ao cumprir as atividades sugeridas, além da curiosidade em descobrir como utilizar o editor molecular. Concluiu-se, portanto, que os recursos tecnológicos, especialmente os softwares, são uma importante ferramenta para facilitar a compreensão conceitual de vários conteúdos, como o de geometria molecular, uma vez que funcionam como apoio na obtenção de melhores resultados de aprendizagem dos alunos, já que estes estão adaptados aos recursos tecnológicos em uma sociedade informatizada.

References

ALMEIDA, R. Q. de. Software livre na educação. Arquivo, Dicas-L, Fev 2000. Disponível em:

http://www.dicasl.com.br/arquivo/software_livre_na_educacao.php#.Udeq5fk3vLR Acesso em 14 de outubro de 2020.

BLANCHETTI, L. Da chave de fenda ao leptop: tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. Florianópolis: Editora Vozes, 2001.

QUARTIERO, E. M.; castro, M.; MENDES, E.; ALVES, J. B. M. Formação de

professores para atuar com ferramentas computacionais e a rede eletrônica.Ln: xx Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, 2000, Curitiba. Anais do xx Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, p. 113-113, 2000.

NAGAMINI, Eliana. Práticas educativas e interatividade em comunicação e educação. V. 3. Editus. Ilhéus, BA. 2016.

NIEHAUS, C. Manual do Kaulzium. 2005. Disponível em: https://docs.kde.org/stable5/pt_BR/kdeedu/kalzium/introduction.html. Acesso em 14 de outubro de 2020.

SANTOS, Danilo Oliveira de; WARTHA, Edson José; FILHO, Juvenal Carolino da. Silva. Softwares educativos livres para o ensino de química: análise e categorização. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV-ENEC)- Brasília, DF, Brasil. 2010.

SILVA, José Orlando Medeiros da; FERNANDES, Natal Lanka Roque. Tecnologia da informação e comunicação na educação de jovens e adultos. 2014.

TEZANI, Taís Cristina Rodrigues. A educação escolar no contexto das tecnologias da informação e da comunicação: desafios e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Bauru: Revistafaac, vol.1,n.1,set. 2011.

Published

2020-12-28

How to Cite

Freitas, S. K. B., da Silva, J. W. S., Medeiros, M. L. da S., & Barboza, J. O. (2020). Uso do software kalzium como ferramenta para o ensino de química / Use of kalzium software as a teaching tool in chemistry. Brazilian Journal of Development, 6(12), 102731–102736. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-678

Issue

Section

Original Papers