A educação estatística no cultivo de uma horta com as séries iniciais do ensino fundamental I / Statistical education in the cultivation of a vegetable garden with the initial grades of elementary school I

Authors

  • Silvana Leoncio Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-658

Keywords:

Ensino Fundamental, Educação Estatística, Sequência Didática.

Abstract

No presente relato de experiência foi investigado o ensino de determinados conceitos de Matemática, no cultivo de uma horta de rabanetes com as séries iniciais do Ensino Fundamental. A produção de uma horta escolar é um meio lúdico, prazeroso e concreto para o processo de ensino-aprendizagem de conhecimentos relacionado a vida vegetal. No Ensino Fundamental, é factível sistematizar práticas de interpretação relativas aos fenômenos naturais e da interferência humana, na produção de plantas hortícolas. Valores resultantes da medição semanal da altura da planta podem ser transformados em dados a serem organizados em tabelas. Logo, é possível confeccionar com os alunos, um gráfico de barras e através dos dados, fazer a análise do acréscimo de altura pela planta, nos diversos períodos observados. Buscou-se proporcionar a compreensão do aluno sobre o processo lógico do ciclo vital de plantas, através da Educação Estatística, no experimento do cultivo de Rabanete (Raphanus sativus L.). Tal estudo teve como eixo metodológico uma Sequência Didática no âmbito da Educação Estatística. A aplicação da Sequência Didática no Projeto de Horta Escolar possibilitou a vivência e aprendizagem de conceitos de Educação Estatística no campo experimental de plantas com as crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I.

References

BRASIL. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Ciências Naturais. Brasília: Mec/Sef. 90 p.

______. (2007). Secretaria de Educação Continuada, Propostas de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: Mec/Secad. 27 p.

______. (2014). Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Estatística, 2014. Brasília: Mec/Seb. 80 p.

COLODEL, D. L., & BRANDALISE, M. A. T. Tratamento da Informação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: entre concepções e práticas (2014). Acesso em 05 set., 2014, http://www.pucrs/br/edipucrs/erematsul/comunicacoes/19deboralaranja.pdf.

COSTA, J. R. Técnicas experimentais aplicadas às ciências agrárias. Seropédica: Embrapa Agrobiologia (2003). Agrobiologia Documentos/Embrapa. 102 p.

GROENWALD, L. O .Fillipsen, R.M.J. Educação Matemática e Educação Ambiental: Educando para o Desenvolvimento Sustentável. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2003. Bauru, São Paulo.

LEIVAS, J.C.P; CURY, H.N. Transposição Didática: exemplos em Educação Matemática. 2009, v.1, n.10. Disponível em: http://sbmrs.org/revista/index/php/2011.

Published

2020-12-28

How to Cite

Leoncio, S. (2020). A educação estatística no cultivo de uma horta com as séries iniciais do ensino fundamental I / Statistical education in the cultivation of a vegetable garden with the initial grades of elementary school I. Brazilian Journal of Development, 6(12), 102404–102411. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-658

Issue

Section

Original Papers