Parametrização do projeto de reservatório hidropneumático com bexiga / Project’s parametrization of reservoirs with bladder

Authors

  • Victor Cervelin Leite Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Luiz Ricardo Prieto Hercos
  • José Rubens de Camargo
  • Claudete Oliveira Kenvyn
  • Luiz Antonio Bovo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-638

Keywords:

Reservatório hidropneumático antigolpe de aríete, Parametrização de projeto, Microsoft Office Excel, Autodesk Inventor Professional.

Abstract

A finalidade deste trabalho é apresentar, de forma simplificada, a metodologia utilizada para a criação de um modelo paramétrico de um reservatório hidropneumático antigolpe de aríete com o  principal objetivo de diminuir o número de horas gastas para a elaboração de um modelo e, ter como base um modelo padronizado, que poderá ser utilizado para diversos volumes nominais e pressões. Para a entrada de dados de projeto será utilizado o software Microsoft Office Excel, tais como volume nominal, pressão nominal, diâmetro interno, etc., para realização de cálculos e dados de saída, tais como, por exemplo, espessura do costado, espessura do tampo, verificação de necessidades de reforços de bocais, etc., e listagem desses dados para exportação ao software Autodesk Inventor que, baseado nos dados de saída, irá gerar o modelo parametrizado do equipamento.

O resultado esperado é a agilidade na elaboração de projetos e diminuição de tempo gasto no mesmo, rapidez e confiança no detalhamento e automatização de listas de materiais. Com isso, por meio de um modelo previamente elaborado, será possível criar novos modelos de forma simples e eficiente, alcançando a redução de horas necessárias para um novo projeto.

 

References

PERES, M.P., HAYAMA, A.O.F., VELASCO, A.D., “A parametrização e a engenharia”, In: VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, Curitiba, Paraná, Brasil, 11-14 novembro 2007.

Engetank, VASOS HIDROPNEUMÁTICOS – ASME VIII, http://www.engetank.com.br/vasos-hidropneumaticos/. Acessado em março de 2020.

Hydrostec Tecnologia e Equipamentos LTDA, RESERVATÓRIOS ANTIGOLPE DE ARÍETE COM BEXIGA HYDRAMER®, https://www.hydrostec.com.br/catalogo/circuitos_pressurizados/B100-25-2-P.pdf. Acessado em março de 2020.

Aberko, TANQUES HIDROPNEUMÁTICOS, https://www.vasosdepressao.com.br/tanques-hidropneumaticos.php. Acessado em março de 2020.

Autodesk, SOFTWARE CAD 3D E DE PROJETO MECÂNICO, https://www.autodesk.com.br/products/inventor/features. Acessado em março de 2020

SHAH, D., “Parametric modeling and drawing automation for flange coupling using excel spreadsheet”, International Jounal of Research in Engineering & Technology (IJRET), v. 1, n. 2, pp. 187-192, Jul. 2013.

LEITE, V. C.; HERCOS, L. R. P.; MOURA, R. A.; RIBEIRO, R. B.; GRANDINETTI, F. J.; CAMARGO, J. R., “Projeto e aplicação de ensaios não destrutivos em vasos de pressão”, EIC 2019 Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável (UNIFATEA), Nov. 2019.

Published

2020-12-23

How to Cite

Leite, V. C., Hercos, L. R. P., Camargo, J. R. de, Kenvyn, C. O., & Bovo, L. A. (2020). Parametrização do projeto de reservatório hidropneumático com bexiga / Project’s parametrization of reservoirs with bladder. Brazilian Journal of Development, 6(12), 102133–102144. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-638

Issue

Section

Original Papers