Acolhimento institucional em poxoréo, Mato Grosso: uma observação sobre os modos de vida e arranjos familiares / Institutional reception in poxoréo, Mato Grosso: an observation on the ways of life and family arrangements

Authors

  • Iris Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-611

Keywords:

Acolhimento Institucional, Arranjos Familiares, Violação De Direitos.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo, apresentar e discutir acerca dos diversos olhares que se tem acerca das famílias cujos filhos encontram-se com medida protetiva de acolhimento institucional, por diversos motivos, dentre os quais, as diversas expressões e formas de violência, negligencia, abandono, omissão, dentre outros. O interesse pelo tema se deu no decorrer da atuação enquanto assistente social da equipe técnica do serviço de Acolhimento Institucional no Município de Poxoréo, Mato Grosso. Neste sentido, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica que permitiu pesquisar a temática proposta através de consulta a obras da literatura científica acerca do tema proposto, disponibilizadas em livros impressos bem como sites acadêmicos. Os resultados alcançados se dão através da leitura de diferentes textos científicos e legislações acerca da temática, bem como através da vivencia profissional, onde importa-nos, promover espaços de discussões, com os profissionais do serviço, visando à compreensão da dinâmica familiar dos acolhidos, tentando-se assim, evitar atitudes cerceadoras da liberdade, evitando-se deste modo, mais uma violação de direitos acerca dos evolvidos. 

References

Brasil. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1.988.

Brasil. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.

Brasil. Lei Orgânica da Assistência Social. Lei nº 8.742, 07 de dezembro de 1993.

Cada caso é um caso: estudos de caso, projetos de atendimento / [coordenação da publicação Dayse C. F. Bernardi]. -- 1. Ed. -- São Paulo: Associação Fazendo História : NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2010. -- (Coleção Abrigos em Movimento)

Engels, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Tradução de Leandro Konder. In: MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1984.

Fernandes, Raquel Martins; Ferreira, Paulo de Queiroz. Metodologia da Pesquisa Científica. Cuiabá: Publicação do IFMT, 2011.

Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

Marconi, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome; Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília: MDS/SEDH, 2006.

Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome; Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: MDS/SNAS, 2004.

Mioto .Regina Celia .Família, trabalho com famílias e Serviço Social. SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 12, N.2, P. 163-176, JAN./JUN. 2010.

Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, junho/2009. Brasília: CNAS/CONANDA, 2009.

Svicero, A. O serviço social e a reinserção de crianças e adolescentes à família de origem: a visão de assistentes sociais de abrigos e da vara da infância e juventude do foro regional da lapa. Curso de Especialização em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília. 2010.

Published

2020-12-23

How to Cite

Silva, I. R. da. (2020). Acolhimento institucional em poxoréo, Mato Grosso: uma observação sobre os modos de vida e arranjos familiares / Institutional reception in poxoréo, Mato Grosso: an observation on the ways of life and family arrangements. Brazilian Journal of Development, 6(12), 101813–101823. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-611

Issue

Section

Original Papers