Dia mundial da água: a gincana como ferramenta de ensino e sensibilização / World water day: the gymkhana as education and awareness tool

Authors

  • Enickson Paes de Moura Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Luiz Antônio Tavares de Oliveira
  • Maria Muniz Nunes
  • Maria do Socorro Libório dos Santos
  • Sonete Moreira Lopes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-598

Keywords:

Jogos, Projeto, Recursos naturais.

Abstract

 A água é um recurso natural imprescindível à existência dos seres vivos, portanto, precisa ser conservada, não contaminada e não desperdiçada. Uma substância de grande importância para a nossa sobrevivência necessita de ações de educação urgentes, pois o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Diante dessa necessidade, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 22 de março como o “Dia Mundial da Água”. Este dia faz parte das datas comemorativas do calendário escolar do Instituto Federal do Amazonas – campus Maués. Na sua promoção a comissão organizadora optou pela metodologia das gincanas, por implicarem numa mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo assim mudar o modelo de ensino tradicional. As competições incluíram: teatro, paródias, frase de impacto e o desenvolvimento de projetos. A Gincana do Dia Mundial da Água como Ferramenta de Ensino e Sensibilização, teve como objetivo fazer com que os discentes compreendessem e impactassem a real importância da utilização adequada da água e a sua conservação como patrimônio indispensável a vida. O resultado da atividade foi de grande sucesso. Este dia ganhou dinamismo, fugindo das engessadas palestras que ocorreram em anos anteriores, o que também possibilitou um maior engajamento da comunidade escolar, sendo 120 discentes de forma direta. Os participantes gostaram, conforme os seus comentários. O evento possibilitou o aumento da atenção, concentração, mobilização, estudo e reflexão da real situação dos recursos hídricos seja pela escassez, desperdício e poluição, tudo proporcionado graças a gincana.

 

 

References

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA – Organização das nações Unidas - 1992. Disponível em: <http://www.pucsp.br/ ecopolitica/documentos/seguranca/docs/ declaracao_direitos_agua_onu.pdf>. Acesso em 10/10/2017.

DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1994.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GOMES, M. A. F., Água: sem ela seremos o planeta Marte de amanhã, 2011

MARTINS, N. B.; et al. utilização da música como prática de ensino nos livros didáticos. Vivências: revista Eletrônica de Extensão da URI. V. 5, n. 8, p. 77-83, 2009.

ONU. Organização das Nações Unidas. A ONU e a água. Disponível em: . Acesso em 10/10/2017.

PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E. R.; HENNING G. Feiras de Ciência. Canoas: Ulbra, 2000.

TREZZA, M. C. S. F; SANTOS, R. M. S; SANTOS, J. M; Trabalhando educação popular em Saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Abri-Jun. 16(2): 326-334. 2007.

SMOLE, KÁTIA STOCCO; et al; Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática, Porto Alegre, Grupo A, 2008.

Published

2020-12-22

How to Cite

Moura, E. P. de, Oliveira, L. A. T. de, Nunes, M. M., Santos, M. do S. L. dos, & Oliveira, S. M. L. de. (2020). Dia mundial da água: a gincana como ferramenta de ensino e sensibilização / World water day: the gymkhana as education and awareness tool. Brazilian Journal of Development, 6(12), 101638–101645. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-598

Issue

Section

Original Papers