Auditoria energética visando o selo Procel de Economia de energia para uma Edificação Pública de Ensino / Energy audit aiming at the Procel seal of energy savings for a Public Education Building

Authors

  • Jakeline Osowski Tomazi
  • Letícia Jenisch Rodrigues
  • Paulo Smith Schneider

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-453

Keywords:

Auditoria Energética, Etiquetagem em Edificações Públicas, Simulação Energética com EnergyPlus®.

Abstract

O presente artigo apresenta o desenvolvimento de uma auditoria energética em uma edificação pública com vistas à obtenção do Selo Procel Edificações. A etiqueta PBE Edifica identifica o desempenho energético da edificação através da classificação em categorias mais eficientes (A) até menos eficientes (E). O selo é obtido ao se alcançar a classificação A na avaliação completa da edificação, o que compreende a envoltória, a iluminação e o condicionamento de ar. O prédio público selecionado para a auditoria é a Faculdade de Farmácia da UFRGS, localizado em Porto Alegre/RS. As análises são feitas a partir da utilização dos métodos de simulação e prescrição, seguindo as diretrizes normativas do RTQ-C (Requisitos Técnicos da Qualidade para o nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos). O software EnergyPlus® é usado para a simulação do comportamento transiente anual da edificação e da estimativa do seu consumo energético final. A avaliação da edificação em seu estado atual classifica-a como C na etiqueta PBE Edifica e, portanto, não apta ao Selo Procel Edificações. A redução do consumo da edificação em até 20% em relação ao estado atual é atingida com a utilização de lâmpadas de LED, colocação de película nos vidros, pintura das paredes com cores claras e modernização do sistema de condicionamento de ar. A instalação da película seletiva se mostrou como a de melhor retorno financeiro, com VPL positivo de cerca de 720 mil reais, TIR em 25%, e tempo de retorno de investimento de 4 anos e 8 meses.

References

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-2: Desempenho térmico de edificações – Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2005a.

_____. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e estratégias de condicionamento térmico passivo para habitações de interesse social. Rio de Janeiro, 2005b.

_____. NBR 16401-1: Instalações de ar-condicionado - Sistemas centrais e unitários

Parte 1: Projetos das instalações. Rio de Janeiro, 2008.

BENAVIDES, José R. a. Auditoria energética como ferramenta para o aproveitamento do potencial de conservação da energia: o caso das edificações do setor educacional. 2014. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CBCS; MITSIDI; PROCEL ELETROBRAS. Guia Prático para Realização de Diagnósticos Energéticos em Edificações. São Paulo, 2016.

EDIFICA, Procel; Eletrobras; Inmetro; CB3E; Manual para o Entendimento da Etiquetagem de Edificações pelo Gestor Público. Versão 1 ed., 2014.

ELETROBRÁS; CB3E; INMETRO. Manual para Aplicação do RTQ-C. 2016.

LACHI, Danielle et al. Sustentabilidade em prédios públicos: estudo de caso em uma Universidade Federal. 2015. Anais de Congresso. Profiap, 2015.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Boletim mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro - Junho / 2018. Ministério de Minas e Energia, p. 26, 2018.

OLIVEIRA, Fabielli; ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Estudo De Caso - Eficiência energética no prédio da Etufor. 2007, Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Foz do Iguaçu, 2007.

ROCHA, Afrânio. Eficientização energética em prédios públicos: um desafio aos gestores municipais frente aos requisitos de governança e sustentabilidade. 2012. Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas. Programa de Pós-Graduação Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2012

TESTI, Daniele et al. An open access tool for building energy audits harmonizing Eu opean standards. IBPSA Conference Proceedings, p. 225–232, 2013.

U. S. DEPARTMENT OF ENERGY. EnergyPlus™ Version 8.9.0 Documentation: Engineering Reference. United States, 2018.

Published

2020-12-18

How to Cite

Tomazi, J. O., Rodrigues, L. J., & Schneider, P. S. (2020). Auditoria energética visando o selo Procel de Economia de energia para uma Edificação Pública de Ensino / Energy audit aiming at the Procel seal of energy savings for a Public Education Building. Brazilian Journal of Development, 6(12), 99648–99664. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-453

Issue

Section

Original Papers