Identidade negra em bebês e crianças pequenas: as contribuições do espaço da creche/ Black identity in babies and young children: the contributions of the daycare space

Authors

  • Aretusa Santos Rosa
  • Ana Rosa Costa Picanço Moreira
  • Letícia de Souza Duque

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-449

Keywords:

espaço/ambiente, identidade negra, relações étnico-raciais.

Abstract

O artigo busca problematizar a influência do espaço físico da creche nos processos de construção das identidades negras por parte de bebês e crianças pequenas na cidade de Juiz de Fora/MG, com ênfase para os recursos do grafite. A grafitagem é concebida como intervenção urbana e expressão estética que agencia saberes e poderes comumente invisibilizados provocando rupturas com estéticas dominantes nas cidades, mais especificamente na cidade de Juiz de Fora/MG. O espaço urbano, nesta perspectiva é visto como produtor de agencias, redes e processos de subjetivação, dentre os quais, destacamos o papel da creche e da educação das relações étnico-raciais nos processos de construção de identidades negras. Trata-se de um recorte, acompanhado de reinterpretações de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento pela primeira autora, cujo objetivo é compreender como ocorre a educação das relações étnico-raciais a partir de uma leitura dos espaços de uma creche municipal localizada na referida cidade. Tal pesquisa é desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Ambientes da Infância – GRUPAI/UFJF em integração com o Núcleo de Estudos da Infância: pesquisa e extensão – NEI:P&E/UERJ. Está ancorada na abordagem sócio histórico cultural de Vigotski (2006) em diálogo com autores que problematizam criticamente as três áreas envolvidas: espaço, infância e relações étnico raciais no Brasil.

References

BENTO, Maria Aparecida. Branquitude: o lado oculto do discurso sobre o negro. In:

; CARONE, Iray. (Orgs.) Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2002, p. 147- 162.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

CAVALLEIRO, Eliane dos S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro.

ed. Bauru: EDUSC, 2002.

FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, Miguel A. (org.). Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 229 – 282.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e pesquisa. São Paulo, n.1, p.167-182, 2003.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representações na UNESCO no Brasil, 2003.

MEDEIROS, Andréa B. de. Infância (des)velada: um estudo sobre processos de construção de identidades de afro-descendentes. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal de Juiz de Fora.

MUNANGA, Kabenguele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

OLIVEIRA, Iolanda. Desigualdades raciais: construção da infância e da juventude. Niterói: Intertexto, 1999.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial (um estudo acerca da discriminação racial como fator de seletividade na escola pública de primeiro grau 1- a 4- série. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1985.

GUIMARAES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito de cor e racismo no Brasil.

Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2004, v. 47, n. 1, p. 09 – 43.

MOREIRA, Ana Rosa Costa Picanço. Ambiente da Infância e Formação do Educador: Arranjo Espacial no Berçário. Tese de doutorado. Programa de Pós- graduação em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Transformações espaciais na creche: a busca de lugares de desenvolvimento. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 18, n. 31, p. 1-264, jan./jun. 2009.

QUIJANO, Aníbal. “RAZA”, ËTNIA" y "NACION". En MARIATEGUI: Cuestionesabiertas. “JCM y EUROPA: La otra cara del descubrimiento. Amauta. Lima, Peru, 1992.Disponível em: http://www.ceapedi.com.ar/imagenes/biblioteca/libros/59.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2015.

Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Argentina: CLACSO, 2005. p. 227-278. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Quijano.rtf

Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

RINK, Anita; METTRAU, Marsyl Bulkool. Grafitagem : Resistência e criação.

Revista Tamoios, Ano VI. Nº 1, 2010, p. 76 – 91.

SANTOS, Milton. Sociedade e Espaço: Formação Espacial como Teoria e como Método.

Disponível em:http://ricardoantasjr.org/wpcontent/uploads/2013/05/forma%C3%A7%C3%A3o-socioespacial-como-teoria-e- como-m%C3%A9todo.pdf. Acesso em outubro de 2015.

SANTOS, Renato Emerson dos. Sobre espacialidades das relações raciais: raça, racialidade e racismo no espaço urbano. In: _ (org.). Questões urbanas e racismo. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Brasília, DF : ABPN, 2012, p. 36-67.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo da raça: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro; tradução de Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1976.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se Negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Políticas educativas para crianças de 0 a 3 anos. Fractal, Universidade Federal Fluminense, v. 27, n. 1, p. 68-73, 2015.

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Published

2020-12-18

How to Cite

Rosa, A. S., Moreira, A. R. C. P., & Duque, L. de S. (2020). Identidade negra em bebês e crianças pequenas: as contribuições do espaço da creche/ Black identity in babies and young children: the contributions of the daycare space. Brazilian Journal of Development, 6(12), 99583–99595. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-449

Issue

Section

Original Papers