Representações sociais de lideranças institucionais sobre o programa de aquisição de alimentos (PAA): uma análise lexicográfica / Social representations of brazilian institutional leaders on the food acquisition program (PAA): a lexicographic analysis

Authors

  • Ariane Figueredo Souza
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-019

Abstract

Este artigo teve como objetivo examinar as percepções dos diferentes atores sociais envolvidos na implantação e execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no município de Paula Cândido, Estado de Minas Gerais, Brasil. Especificamente, buscou-se identificar as interferências do programa no empoderamento dos agricultores familiares, considerando-se as representações sociais das lideranças institucionais. O PAA é um programa que compôs o projeto Fome Zero, em seu eixo de fortalecimento da agricultura familiar, tendo como principal foco a garantia da comercialização da produção a preços justos e, ao mesmo tempo, o fornecimento de alimentos às famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade social; ou seja, o PAA cumpre duas funções distintas, mas integrantes, que são a de política agrícola e a de segurança alimentar e nutricional. Como procedimento metodológico, foi feito uso da pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas junto à liderança envolvida com o programa. O processamento dos dados foi fundamentado em uma análise lexicográfica, fazendo-se uso do software IRAMUTEQ. Os resultados identificaram que a representação social do público entrevistado sobre o PAA é de que este é um programa fundamental para o setor agrícola, pois contribui para o incremento da renda familiar, melhoria dos aspectos de produção, manutenção das famílias no campo, diversificação e organização da agricultura familiar. Entretanto, relatam sobre a existência de lacunas, como a falta de regularidade, atraso na liberação de recursos, burocracia para o acesso e permanência no programa. Conclui-se que, para uma maior eficácia do programa, é preciso que o processo de monitoramento e avaliação seja contínuo, de modo a identificar e reduzir os desvios e limitações, potencializando seus benefícios, para o empoderamento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores.

References

BECKER, C.; ANJOS, F. S. Segurança alimentar e desenvolvimento rural: limites e possibilidades do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar, em municípios do Sul gaúcho. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 17, n. 1, p. 61-72, 2010.

BRAGATTO, S.A. Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar: segurança alimentar e inclusão social no campo? 2010. 152f. Tese (Doutorado em Nutrição Humana Aplicada) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BRASIL, L. K. B. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e as transforma¬ções socioterritoriais no Rio Grande do Norte. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n.2, p. 513-518, 2013.

CAVALCANTI, N. T. F. Diagnóstico socioeconômico do programa de aquisição de alimentos no município de Monteiro, PB. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal De São Carlos, São Carlos, 2016.

CORDEIRO, A. Relatório Síntese da Oficina de documentação participativa do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA - Região Sul. p. 1-26, 2006.

CUNHA, W. A. da. Efeitos dos programas governamentais de aquisição de alimentos para a agricultura familiar no contexto local. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2015.

GRISA, C.; SCHMITT, C. J.; MATTEI, L. F.; MALUF, R. S.; LEITE, S. P. O programa de aquisição de alimentos (PAA) em perspectiva: Apontamentos e questões para o debate. Revista Eletrônica Retratos de Assentamentos, n. 13, p. 137-170, 2010.

HENTZ, C. O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA como estratégia de reprodução socioeconômica na Microrregião Geográfica de Chapecó, SC. 2016. 240 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, SP, 2016.

HESPANHOL, R. A. M. Programa de Aquisição de Alimentos: limites e potencialidades de políticas de segurança alimentar para a agricultura familiar. Revista Sociedade e Natureza, v. 25, n. 3, p. 469-483, 2013.

JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). Representações Sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.

MORENO, B. T. Programa de Aquisição de Alimentos e seu papel no fomento a inclusão social no campo. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2012.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

OLIVEIRA, L. G. de. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da agricultura familiar: estudo de caso na microrregião de Ubá-MG. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2015.

SABATIER, P. A.; JENKINS-SMITH, H. C. Policy change and learning: an advocacy coalition approach. Oxford: Westview Press, 1993.

SALGADO, R. J. dos S. F. Implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): A Trajetória de Operacionalização do PAA Institucional na Universidade Federal de Viçosa- Mg. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2016.

SCHMITT, C. J. Aquisição de alimentos da agricultura familiar: integração entre política agrícola e segurança alimentar e nutricional. Revista de Política Agrícola, v. 14, n. 2, p. 78-88, 2005.

SILIPRANDI, E.; CINTRÃO, R. As mulheres agricultoras no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segurança Alimentar e Nutricional, v. 18, n.2, p. 12-32, 2011.

SOARES, A. G.; ALVES, R. do. P. Considerações acerca das análises de políticas públicas: o modelo de coalizões de defesa. Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, 6. ed., 2015. p. 64-77.

Published

2019-08-08

How to Cite

Souza, A. F., & Loreto, M. das D. S. de. (2019). Representações sociais de lideranças institucionais sobre o programa de aquisição de alimentos (PAA): uma análise lexicográfica / Social representations of brazilian institutional leaders on the food acquisition program (PAA): a lexicographic analysis. Brazilian Journal of Development, 5(7), 7808–7822. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-019

Issue

Section

Original Papers