Revestimento cerâmico de fachada: estudo dos possíveis agentes de degradação no descolamento de peças cerâmicas / Revestimiento cerámico para fachadas: estudio de posibles agentes degradantes en el desmontaje de piezas cerámicas

Authors

  • Hildegard Elias Barbosa Barros
  • Diego Silva Ferreira
  • Amanda Fernandes Pereira da Silva
  • Jeciane do Nascimento Sousa
  • Laécio Guedes do Nascimento
  • Antônio Rodolfo Ferreira Leal Chaves
  • Marcelle Ribeiro Costa Cajueiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-237

Keywords:

Revestimento cerâmico, Fachadas, Desplacamento

Abstract

Os revestimentos cerâmicos de fachadas são os elementos do edifício que auxiliam na proteção contra os agentes externos de degradação. Ao longo do tempo, se não forem observadas as devidas manutenções, os mesmos estão propícios ao surgimento de anomalias. Estas poderão comprometer o desempenho e vida útil para qual a edificação foi projetada, além de causar transtornos e desconfortos  aos usuários. Neste contexto, este estudo consistiu em analisar os diferentes agentes de degradação no descolamento de revestimentos cerâmicos nas fachadas de um edifício residencial, localizado em Teresina- PI. Foram propostos dois tipos de classes de exposição em serviço: classes de exposição geral, que incluem os agentes que atuam ao nível da região ou à escala urbana (temperatura, precipitação, insolação, entre outros) e classes de exposição local que incluem os agentes que atuam na proximidade da fachada (tipo de uso, existência de vegetação, entre outros). Assim, considerando os resultados obtidos por meio da análise destas classes de exposições constatou-se que as fachadas que possuem os maiores índices de desplacamentos são a Oeste seguida da Leste. A causa desta manifestação patológica está associada às características climáticas da região, as deficiências do método construtivo e das características dos materiais empregados nas mesmas.

References

(1) http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/24061/1/2017_MayaraJordanaBarrosOliveiraSantos.pdf

(2) SILVA. M. N. B. Avaliação Quantiativa da Degradação e Vida ùtil de Revestimentos de Fachada - Aplicação ao Caso de Brasília. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, 2014.

(3) BAUER, E.; KRAUS, E.; SILVA, M. N. B. Patologia e deterioração das fachadas de edifícios em Brasília – estudo da quantificação de danos. 4º Congreso de patología y rehabilitación de edifícios – PATORREB, 2012.

(4) RÊGO, S. R. Mecanismos de adesão em sistemas cerâmicos aderidos sujeitos à variações térmicas cíclicas. Tese de doutorado, João Pessoa-PB, 2012.

(5) FIORITO, A. J. S. I. Manual de Argamassas e Revestimentos: estudos e Procedimentos de Execução. 2. ed. São Paulo, Pini, 2010.

(6) MAGALHÃES, A. Revestimentos de Paredes em Edifícios Antigos. Patologia de Rebocos Antigos, LNEC, Lisboa, pp. 69-85, 2005.

(7) CICHINELLI, G. Patologias Cerâmicas. Revista Téchne, v. 116, 2006.

(8) SABBATINI, F.H.; BARROS, M. M. S. B. Produção de revestimentos cerâmicos para paredes de vedação em alvenaria: diretrizes básicas. 2001. Revisão do relatóriotécnico, SABBATINI, F.H.; BARROS, M. M. S. B. Recomendações para a produção derevestimentos cerâmicos para paredes de vedação e em alvenaria - Escola Politécnicada USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, R6-06/90 – EP/ENCOL-6, São Paulo, 1990.

(9) ROSCOE, Márcia Taveira. Patologias em revestimento cerâmico de fachada. 2008.Monografia para especialização em Construção – Escola de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.

(10) ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – NBR 13755 – Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante: especificação. Rio de janeiro, 1999.

Published

2020-12-10

How to Cite

Barros, H. E. B., Ferreira, D. S., Silva, A. F. P. da, Sousa, J. do N., Nascimento, L. G. do, Chaves, A. R. F. L., & Cajueiro, M. R. C. (2020). Revestimento cerâmico de fachada: estudo dos possíveis agentes de degradação no descolamento de peças cerâmicas / Revestimiento cerámico para fachadas: estudio de posibles agentes degradantes en el desmontaje de piezas cerámicas. Brazilian Journal of Development, 6(12), 96670–96681. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-237

Issue

Section

Original Papers