Uma nova maneira de estacionar veículos de passeio em grandes centros urbanos: proposta do aplicativo “minha vaga” / A new way of parking vehicles in large urban centers: proposal of the application "my vacancy"

Authors

  • Marcos dos Santos
  • João Pedro França de Almeida
  • Caio Gregório de Souza
  • Bruno Garcia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-213

Keywords:

Sistemas de Informação, Aplicativos, Smartphones, Vagas de Estacionamento, Grandes Centros Urbanos

Abstract

O aumento do poder aquisitivo da população brasileira, bem como a facilidade de acesso ao crédito, tornou possível que milhares de famílias pudessem adquirir um veículo de passeio. Isso trouxe inúmeros efeitos colaterais adversos, principalmente nos grandes centros urbanos. Um desses efeitos é a inexistência ou a insuficiência de vagas de estacionamento capazes de atender a essa nova demanda. Esse trabalho tem o propósito de desenvolver um modelo conceitual de uma ferramenta capaz de reservar uma vaga de estacionamento próximo a algum ponto de interesse do usuário durante determinado intervalo de tempo. Considerando que a demanda por vagas normalmente é maior que a oferta, o proprietário iria disponibilizar as vagas para agendamento mediante a uma majoração do preço normalmente praticado, gerando assim um equilíbrio de interesses entre os players da transação. Tendo em vista a facilidade de acesso e operação, inicialmente pensou-se em desenvolver um aplicativo baseado em tecnologias embarcadas em smartphones, em que, de um lado o cliente interessado pudesse escolher o estacionamento e o período de tempo necessário; e de outro lado, o prestador do serviço pudesse aceitar ou não a requisição da referida vaga. Para isso, será necessário o desenvolvimento de interfaces específicas com as regras de negócios bem definidas para cada stakeholder envolvido na operação.

References

ALBUQUERQUE, J. P. Repensando processos de formalização em sistemas informatizados: analisando a co-evolução entre software e práticas organizacionais. RECIIS–Revista Eletrônica de Comunicação Informação de Inovação em Saúde, v. 3, n. 2, p. 7-15, 2009.

BERALDI, Lairce Castanhera; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RODRIGUES, Denise Marin (2000). Avaliação da adequação do uso te tecnologia de informação na pequena empresa. In: Anais do Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP. Bauru, 2000.

DAMASCENO, H; Os tablets chegaram; Universidade Federal da Bahia – UFBA; 2014.

PRITCHARD, A. Statisticalbibliographyorbibliometrics? JournalofDocumentation, [s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, Dec. 1969.

WHITMORE, A.; AGARWAL, A.; XU, L. D. The Internet ofThings—A surveyoftopicsandtrends. Information Systems Frontiers v. 17, n. 2. DOI: 10.1007/s10796-014-9489-2. abril 2014.

SANTOS, A. C. Q.; et al. Análise da usabilidade do software ergolândia com docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande: um estudo de caso. In: Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção – SIMEP. Recife, 2016.

SANTOS, Marcos dos; RAMOS, Matheus Falcão; REIS, Marcone Freitas dos; WALKER, Rubens Aguiar. Estratégia de redução do custo de transporte dos centros de distribuição da Marinha do Brasil a partir de métodos heurísticos. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe – SIMPROD. São Cristóvão/SE, 2017. ISSN 2447-0635. DOI: 10.13140/RG.2.2.32792.29444/1

Published

2018-06-06

How to Cite

Santos, M. dos, Almeida, J. P. F. de, Souza, C. G. de, & Silva, B. G. da. (2018). Uma nova maneira de estacionar veículos de passeio em grandes centros urbanos: proposta do aplicativo “minha vaga” / A new way of parking vehicles in large urban centers: proposal of the application "my vacancy". Brazilian Journal of Development, 4(5), 1779–1788. https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-213

Issue

Section

Original Papers