Urban Sketching: instrumento formador de agentes difusores do patrimônio / Urban Sketching: training instrument for heritage diffusing agents

Authors

  • Eder Donizeti da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Adriana Dantas Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-071

Keywords:

Patrimônio, Cidade, Educação, Arquitetura, Desenho.

Abstract

A proteção do patrimônio cultural no Brasil esteve centrada, desde a Constituição Imperial de 1824 (Capítulo II Do Senado, art. 45, inciso III) até a década de 1990, na afirmação do discurso na modernidade, ou seja, na identificação e promoção do significado de objetos exemplares e representativos de valores estéticos e históricos; a partir de 1990, outras questões se apresentaram como instrumentos para sensibilizar a sociedade sobre o acautelamento dos objetos patrimoniais, entre os quais, o convite às massas para participar desta construção/reconhecimento/pertencimento, frente a diversidade e complexidade patrimonial assumida por um discurso da pós-modernidade. Partindo deste pressuposto participativo, demonstra-se que um Projeto de Extensão que vem sendo desenvolvido nos cursos de Artes Visuais e Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe denominado Urban Sketching (desenhando a cidade) pode ser um importante promotor de agentes difusores do patrimônio arquitetônico/urbano. Dessa forma, explicam-se algumas estratégias metodológicas, tendo em comum a ideia de que a memória produzida nos participantes após o contato com o ambiente histórico pode atualizar impressões e/ou informações do passado, agregando valor à formação profissional e produzindo sentido de pertencimento ao patrimônio local. Esta comunicação compartilha os aspectos positivos e negativos que têm sido observados nesses encontros em Aracaju, buscando apreender e compreender as possibilidades que esta ferramenta (Urban Sketching) é capaz de agregar na formação dos participantes o entendimento da cidade real como lugar de educação patrimonial.

 

 

References

ARENDT, Hanna. A Condição Humana. 8a edição, Rio de Janeiro: Forense, 1997.

BARROS, Julio Cesar Victoria; BARROS, Alzira Costa Rodrigues; MARDEN, Sanzio. Restauração do patrimônio histórico: uma proposta para a formação de agentes difusores. São Paulo: SENAI, 2013.

CAMPANHOLE, Hilton Lopo e CAMPANHOLE, Adriano. Constituições do Brasil. 12ª edição. São Paulo: Atlas S.A. Constituição de 1824, p. 817.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1999.

CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. Lisboa: Edições 70, 1999.

COSTA, Lucio. Registro de uma Vivência. São Paulo/ Brasília: Empresa de Artes, UnB, 1995.

DESENHO E PINTURA URBANA. (trad.) Inês Ribeiro. Lisboa: Plátano Editora S.A, 2014.

DOURADO, Odete. (apres.) Viollet-le-Duc: restauro. Salvador: UFBA, 1996.

HALLAWELL, Philip. À MÃO LIVRE 2: técnicas de desenho. São Paulo: Melhoramentos, 1996.

HARRISON, Hazel. TÉCNICAS DE DESENHO E PINTURA. London: Lorenz Book, 1994.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

LAMERS, Petra. (proj.) Teoria da Arquitetura: do Renascimento até aos nossos dias. London: TASCHEN, 2006.

LEGOFF, Jaques. História e memória. São Paulo: UNICAMP, 1994.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. O que é Arquitetura. São Paulo: Brasiliense, 1978.

MARTINS, Clerton. (org.) Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.

NOGUEIRA, A. D. ; SILVA, E. D. . Memória & Desenho: Registro do Patrimônio edificado de Aracaju, dicas de desenho e pintura para Urban Sketchers. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2019. v. 1.

SILVA, E. D.; NOGUEIRA, A. D. ; AMARAL, A. A. . Identificação e mapeamento de cores em superfícies arquiteturais: o caso do Solar dos Rollemberg em Aracaju/SE. Brazilian Journal of development, v. 6, p. 57954-57982, 2020.

THORSPECKEN, Thomas. URBAN SKETCHING: Guia completo de técnicas de desenho urbano. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

VIOLLET-LE-DUC, Eugene Emmanuel. Dictionnaire raisonné de l’architecture française du XIe au XVIe siécle. Paris: bance/Nobel, 1854/1869. 10v.

Published

2020-12-04

How to Cite

Silva, E. D. da, & Nogueira, A. D. (2020). Urban Sketching: instrumento formador de agentes difusores do patrimônio / Urban Sketching: training instrument for heritage diffusing agents. Brazilian Journal of Development, 6(12), 94659–94672. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-071

Issue

Section

Original Papers