Uma unidade instrucional baseada em jogos educacionais matemáticos para auxiliar a aprendizagem das operações aritméticas elementares no ensino fundamental / An instructional unit based on mathematical educational games to aid in the learning of elementary arithmetic operations in elementary education

Claudivan Cruz Lopes, Izabel Cristina Alves de Morais Pereira, Liliane de Sousa Medeiros

Abstract


Este artigo descreve uma unidade instrucional (UI) planejada de acordo com uma metodologia que associou o estudo teórico e prático das operações aritméticas elementares ensinadas em sala de aula com exercícios práticos realizados em laboratório de informática com uso de um jogo educacional computadorizado matemático (JEC matemático). Também relata uma experiência educacional bem sucedida em relação a execução da UI proposta, realizada com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal no interior do estado da Paraíba, onde, a partir dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos nessa experiência, constatou-se que quando vistos como recurso didático-pedagógico complementar, e aplicados sistematicamente de acordo com uma metodologia bem delineada, os JEC matemáticos podem responder de maneira satisfatória às demandas de ensino da matemática onde a motivação dos alunos por aprender os conteúdos de matemática deva ser encorajada.

Keywords


unidade instrucional, jogos educacionais computadorizados, educação matemática.

References


ALVES, R. M.; SAMPAIO, F. F.; ELIA, M. F. DuinoBlocks: Desenho e Implementação de um Ambiente de Programação Visual para Robótica Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.22, n.3, pp. 126-140, 2014.

ANDRADE, M.; SILVA, C.; OLIVEIRA, T. Desenvolvendo Games e Aprendendo Matemática Utilizando o Scratch. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entreteinimento Digital, São Paulo, 2013.

BARBOSA, F. C. et al. Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática. In: XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió, 2015.

BATISTA, S. D. et al. OBAMA: um Repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Recife, 2017.

COSTA, M. B. D. A Evolução da Educação Matemática no Brasil. In: IV Congresso Nacional de Educação, João Pessoa, 2017.

DAY, M.; HURWITZ, A. Children and Their Art: art Education for Elementary and Middle Schools. 9. ed. Boston: WadsworthPublishing, 2011.

FUJITA, O. M.; RODRIGUES, E. N. A Contextualização e os Objetos Digitais de Aprendizagem na Educação Básica: o Currículo e a sua Aplicação na Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.18, n.2, pp. 697-716, 2016.

LOPES, C. C. et al. O Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação como uma Ferramenta Pedagógica para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática: Um Relato de Experiência. In: XXII Workshop de Informática na Escola, Uberlândia, 2016.

MARTINELLI, S. R. O Projeto Scratch Brasil: uma Iniciativa em Prol da Informática Educativa. Instituto Itapetiningano de Ensino Superior. Itapetininga, p. 142. 2014.

MEDEIROS, I. P. S. et al. A Aprendizagem Matemática Intermediada por Jogos Matemáticos. In: III Congresso Nacional de Educação, Natal, 2016.

MELO, E. M.; COSTA, C. J. N. Apps para o Ensino de Matemática: Descritores como Metadados para Busca de um Repositório de Objetos de Aprendizagem. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Avaliação Nacional da Alfabetização. Disponível em . Acesso em 20 dez. 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal do Professor. Disponível em . Acesso em 15 jun. 2018.

MORAES, S. P. G. et al. O Ensino de Matemática na Educação Infantil: uma Proposta de Trabalho com Jogos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.19, n.1, pp. 353-377, 2017.

RESNICK, M. et al. Scratch Programming for All. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67, 2009.

SALES, S. B. et al. Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da Matemática. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, Recife, 2017.

SANTOS, W. O.; JÚNIOR, C. G. S. Virtualização de Jogos Educativos: Uma Experiência no Ensino de Matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.24, n.2, pp. 108-122, 2016.

SILVA, K. C.; COSTA, M. N. D. Jogos digitais na escola: a utilização como objetos de aprendizagem no ensino da matemática. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, Recife, 2017.

TENÓRIO, A.; OLIVEIRA, R.; TENÓRIO, T. Mapeamento da inserção das tecnologias de informação e comunicação na prática de ensino de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.18, n.2, pp. 1069-1089, 2016.

TUX. Tux, ofMathCommand. Disponível em .Acesso em 20 jul. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-211

Refbacks

  • There are currently no refbacks.