PAISAGISMO FUNCIONAL: HORTA COMO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR NA ESCOLA / FUNCTIONAL LANDSCAPING: VEGETABLE GARDEN AS ENVIRONMENTAL AND FOOD EDUCATION PRACTICES AT SCHOOL

Authors

  • Paulo Henrique Dalto
  • Isabela de Sá Costa Sousa
  • Jessica Rocha Messias
  • Emilly Carvalho Brito

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-491

Keywords:

reciclagem, alunos, horticultura, reaproveitamento

Abstract

Com o aumento da urbanização o paisagismo tem se mostrado como precursor de qualidade de vida participando das discussões sobre sustentabilidade e apropriando-se a um novo paradigma do paisagismo contemporâneo. O objetivo desse trabalho foi a criação de um ambiente paisagístico funcional em uma escola estadual do cerrado piauiense. A proposta foi utilizar princípios do reuso e reutilização, coletando e direcionando a água residual dos aparelhos de ar condicionado das salas de aula para o cultivo de espécies alimentícias, medicinais, temperos, além de espécies ornamentais, a fim de melhorar o espaço de convivência dos alunos, fornecer um complemento alimentar para os mesmos e também para os servidores. O estudo foi realizado no período de março a abril de 2019, com 89 alunos de 2 ano do ensino médio, de uma escola estadual de ensino integral situada no município de Uruçuí-PI. Foram entregues os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) aos alunos, afim de que os pais autorizassem a participação dos mesmos no projeto. Em seguida foram coletados todos os materiais necessários para a preparação da horta e posteriormente foi realizada a limpeza do local e após esta, foram instalados os pneus e garrafas pet nos locais escolhidos pela escola. Esta pesquisa possibilitou a aplicação prática, por parte dos alunos envolvidos, da importância do reuso e reaproveitamento de diversos materiais, reduzido os impactos dos resíduos sólidos na natureza. Os alunos se mostraram-se sempre interessados, desde o processo de confecção dos materiais até a aplicação dos mesmos, pois sentiram-se estimulados ao sair da rotina de sala de aula, demostrando interesse e muita participação durante o desenvolvimento das atividades além de aprender formas de cultivos de horticultura.

References

ALVES, S. F. N. S. C.; PAIVA, P.D.O. Os Sentidos: jardins e paisagens. Ornamental Horticultura, v. 16, n. 1, 2010.

ALENCAR, L. D.; CARDOSO, J. C. Paisagismo funcional–O uso de projetos que integram mais que ornamentação. Revista Ciência, Tecnologia & amp; Ambiente, v. 1, n. 1, p. 1-7, 2015.

BOCCALETTO, E. M. A.; MENDES, R. T.; VILARTA, R. Estratégias de promoção da saúde do escolar: atividade física e alimentação saudável. Campinas: IPES Editorial, 2010.

CASADEI, L. O. et.al. Horta Escolar: Uma prática sustentável a ser aplicada. Unisanta Humanitas, p. 174-185; v. 5 n° 2,2016.

COELHO, L. sustentabilidade por meio do reuso da água dos aparelhos de ar-condicionado da faculdade de tecnologia deputado waldyr Alceu trigo–Fatec sertãozinho. Revista Academus, v. 4, n. 1, 2016.

DE ARAÚJO LOURENÇO, P. et al. Aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado na produção de mudas nativas da caatinga. Informativo Técnico do Semiárido, v. 10, n. 1, p. 01-03, 2015.

DOS SANTOS, A. L., DA SILVA LARANJEIRA, R. K., PEREIRA, R. A., DE CARVALHO COTA, M. R., DA SILVA, L. V., DE SOUZA, E. R. A criação de uma horta escolar como ferramenta ao ensino de Educação Ambiental. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 78811-78827, 2020.

FAGUNDES, J. F. et al. ARBORIZAÇÃO E JARDINAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ASSIS BRASIL EM PALMEIRA DAS MISSÕES–RS. Electronic Journal of Management, Education and Environmental Technology (REGET), v. 19, n. 2, p. 1162-1173, 2015.

FIOROTTI, J. L. et.al. Horta: a importância no desenvolvimento escolar, Universidade do Vale do Paraíba, 2009.

LEÃO, J. A. C. Considerações sobre o projeto escola aberta: perspectivas para uma agenda de lazer. RECIFE, 2005.

LIMA, A. S. D; DUARTE, K.L.S; ARAÚJO, E. P. Confecção de uma horta vertical utilizando garrafa pet na escola estadual Clóvis Pedrosa, Cabeceiras-PB. Belo Horizonte; 2014.

MOTA, T. R.; OLIVEIRA, D. M.; INADA, P. Reutilização da água dos aparelhos de ar condicionado em uma escola de ensino médio no município de Umuarama-PR. VII EPCC–ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 2011.

PIMENTA, P. L. Análise quantitativa do aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado do Centro de Tecnologia da UFRN. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SABBAGH, R. Arborização urbana no Bairro Mario Dedini em Piracicaba. Soc. Bras. De Arborização Urbana REVSBAU, Piracicaba – SP, v.6, n.4

Published

2020-11-23

How to Cite

Dalto, P. H., Sousa, I. de S. C., Messias, J. R., & Brito, E. C. (2020). PAISAGISMO FUNCIONAL: HORTA COMO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR NA ESCOLA / FUNCTIONAL LANDSCAPING: VEGETABLE GARDEN AS ENVIRONMENTAL AND FOOD EDUCATION PRACTICES AT SCHOOL. Brazilian Journal of Development, 6(11), 91001–91009. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-491

Issue

Section

Original Papers