Concepções de alunos da rede pública de minas gerais sobre planetas e planetas anões do sistema solar / Conceptions from students of the public schools of minas gerais about planets and dwarf planets in solar system

Arilson Paganotti, Marcos Rincon Voelzke, André Lucas Matthaeus Santos, Juarez de Paula do Rosário

Abstract


Neste trabalho buscou-se verificar, através de um questionário de pesquisa, o conhecimento de estudantes da rede pública de ensino do interior de Minas Gerais sobre o tema planetas e planetas anões do Sistema Solar. Verificou-se também o entendimento desses estudantes sobre o caráter dinâmico da Ciência, usando como exemplo de mudança em conceitos científicos, a reclassificação a partir de 2006, pela União Astronômica Internacional (IAU) do planeta Plutão, que passou à categoria de “planeta anão”. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de cinco escolas da região do Alto Paraopeba, sendo quatro escolas da rede estadual de ensino e uma escola da rede federal de ensino, envolvendo as cidades de Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete. O questionário de pesquisa aplicado possuía seis questões, entre objetivas e discursivas e neste trabalho algumas serão apresentadas e discutidas. Utilizou-se como metodologia de análise a categorização por semelhança de respostas, proposta por Bardin. Percebeu-se uma grande dificuldade dos alunos em responder algumas das questões de pesquisa, surgindo com isso muitas concepções alternativas. Observou-se também que os alunos não entendem bem o caráter dinâmico da Ciência. Plutão como planeta anão é o mais citado pelos alunos, possivelmente pela sua exposição na mídia.

 


Keywords


Planetas; Planetas anões; Dinâmica da Ciência

References


Albuquerque, V. e Leite C. (2011). O caso Plutão e a natureza da ciência. Anais. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus: SBF. Em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xix/sys/resumos/T0546-1.pdf.

Albuquerque, V. e Leite C. (2016). O caso Plutão e a natureza da ciência. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. n. 21, p. 31-44, 2016.

Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994. 226 p.

Brasil, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/SEM e Tecnológica, 2002.

Brasil. Ministério da educação. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2007. Disponível em: Acesso em: 10/05/2014.

Dias, C. A. C. M.; Rita, J. R. S. Inserção da Astronomia como disciplina curricular do Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. n.6, p. 55-65, 2008.

Fernandes, S.; Filgueira, V. Por que ensinar e por que estudar Física? O que pensam os futuros professores e estudantes do Ensino Médio? – In: ATAS DO XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - XVII ISNEF. Vitória, 2009

http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN_CNMT.pdf, 2002. Acesso em 12/08/10.

Luz, A.; Leal, L. As concepções sobre Física dos alunos do Ensino Médio – In: ATAS DO XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - XVII SNEF. São Luís, 2007.

Mello, S. O planeta Plutão. Boletim da SAB, vol. 18, no 2, 1999.

Montes, M.; Costa, A (Org.). Nova definição de planeta sob fogo cerrado. Astronomia On-line. Edição 259, agosto de 2006. Disponível em: Acesso em: 16/09/2010.

Oliveira Filho, K. S.; Saraiva, M. F. O. Astronomia e Astrofísica. Instituto de Física. UFRGS. Porto Alegre. 2003.

Planetas anões, http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/planetas-anoes.htm. Acesso em 30/03/2018.

Sobrinho, J. L. G. Estudo do Meio Físico Natural 1 – Sistema Solar. Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira. Pag. 38-41. 2013. Funchal, Portugal.

Souza, R; Araújo, M.; Guazzelli, I.; Maciel, M. Concepções dos estudantes sobre a ciência, os cientistas e o método científico: uma abordagem histórico-crítica como base para uma proposta de intervenção visando a ressignificação destes conceitos – In: ATAS DO XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - XVII SNEF. São Luís, 2007.

Voelzke, M. R.; Araújo, M. S. T.; Plutão: planeta ou “planeta anão”? Revista de Ensino de Ciências e Matemática, V. 1, N. 1, p. 66-79, jan/jun 2010. São Paulo.

Wikipedia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Planeta_an%C3%A3o. Acesso em 30/03/2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-203

Refbacks

  • There are currently no refbacks.