O impacto de uma proposta de reorganização didático-pedagógico na aula de língua inglesa no ensino médio integrado / The impact of a didactic-pedagogical reorganization proposal in english language classes in integrated high school

Authors

  • Roberto Lima de Moraes Ramos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-445

Keywords:

Ensino de Língua Inglesa, Ensino Médio Integrado, Ensino Híbrido, Letramento.

Abstract

Este trabalho busca verificar o impacto de uma reorganização de recursos didático-pedagógicos no ensino de Língua Inglesa (LI) no contexto de Ensino Médio Integrado (EMI), na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e de LI como língua internacional. Com uma metodologia de pesquisa-ação e com recorte e elementos metodológicos tipicamente associados ao estudo de caso, no contexto de um Campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), com Licenciatura em Letras –  Inglês, nos valemos de estagiários deste curso superior para multiplicarmos as possibilidades de organização didático-pedagógica durante a aula de inglês no EMI. A disponibilidade de mais recursos humanos para uma turma do EMI possibilitou o nivelamento de seus alunos em grupos menores, cada qual destinado a professor(es) e espaço de ensino próprio. Desta forma, sem perder de vista questões de formação docente e infraestrutura do Campus, concentramo-nos nas implicações metodológicas viabilizadas por essa nova organização didático-pedagógica, com inspiração no modelo de laboratório rotacional do Ensino Híbrido (BACICH & MORAN, 2015). Com novas condições de aula para desenvolver letramentos em LI, refletimos sobre o impacto dessa reformulação metodológica na inserção de LI em um contexto educacional que se quer tanto integrado, conforme concepção de Ramos (2008), pressuposto da EPT e inerente ao IFB, quanto condizente com o conceito de multilinguismo (OLIVEIRA, 2013) e com uma síntese/superação dos papéis formador e instrumental de LI, conforme avaliação de Finardi e Porcino (2015), em sintonia com perspectivas de políticas linguísticas de internacionalização.

References

BACICH, Lilian; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47.

BRITISH COUNCIL. O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira - Elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. 2015.

FINARDI, Kyria Rebeca; PORCINO, Maria Carolina. O papel do inglês na formação e na internacionalização da educação no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 14, n. 1, 2015 p. 109-134.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês. São Paulo: Parábola Editora, 2014, p.191-207.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. In: Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(52.2): 409-433, jul./dez., 2013.

Published

2020-11-20

How to Cite

Ramos, R. L. de M. (2020). O impacto de uma proposta de reorganização didático-pedagógico na aula de língua inglesa no ensino médio integrado / The impact of a didactic-pedagogical reorganization proposal in english language classes in integrated high school. Brazilian Journal of Development, 6(11), 90341–90347. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-445

Issue

Section

Original Papers