Utilização de adesivo de secagem rápida, como ferradura, no tratamento de laminite crônica- Relato de Caso / Use of fast drying adhesive, such as horseshoe, in the treatment of chronic laminitis - Case Report

Ana Paula da Costa Rodrigues, Gabriela Döwich Pradella, Patricia Maurer Taschetto, Daniélle Fernandes Cosentino, Rafael da Silva Willers, Rafaela Dellaglio Dornelles, Andressa Schunemann Bernardes, Marcos da Silva Azevedo

Abstract


A laminite é a inflamação das lâminas dérmicas e epidérmicas do casco. Podendo ser aguda ou crônica. O casqueamento e ferreageamento adequado são importante para prevenção e tratamento dessa afecção. O objetivo do trabalho é descrever a eficiência do uso do adesivo de secagem rápida de uretano, na forma de ferradura invertida e com apoio na ranilha, em um equino com laminite crônica. Foi realizado o casqueamento dos membros torácicos do animal, após foi colocado o adesivo de secagem rápida na muralha e talões dos cascos, assim como suporte na ranilha. A ferradura de alumínio invertida é um dos tratamentos que pode ser realizados nesses casos, porém para esse animal não demonstrou ser eficaz, visto que seguiu apresentando dor. O equino que antes da utilização do adesivo de secagem rápida ficava 43% do tempo do dia deitado, após passou a ficar apenas 14% do tempo deitado, e a frequência cardíaca que antes da utilização do adesivo de secagem rápida era em média 39 batimentos por minutos, diminuiu para 34 batimentos por minutos, após o procedimento. A avaliação da claudicação segundo Obel, passou do grau quatro anterior ao procedimento para grau dois após o procedimento. Portanto, o tratamento realizado foi eficaz, pois proporcionou melhor qualidade de vida, dando estabilidade para o casco e garantindo assim mais conforto ao animal.


Keywords


Equino, Ferrageamento, Laminite crônica.

References


BELKNAP, J. K.; GEOR, R. Equine Laminitis. 1. ed. Estados Unidos: WileyBlackwell,2016.

FEITOSA, F. L. F. Semiologia veterinária: a arte do diagnóstico. 3. ed. São Paulo: Roca, 2014.

OBEL, N. et al. Studies on the histopathology of acute laminitis. Studies on the histopathology of acute laminitis., 1948.

O'GRADY, S. E. Farriery for chronic laminitis. Veterinary Clinics: Equine Practice, v. 26, n. 2, p. 407-423, 2010.

POLLITT, C. Equine laminitis: Current Concepts.1. ed. Austrália: Governo Australiano - Corporação de Pesquisa e Desenvolvimento de Indústrias Rurais, 2008.

SILVA, G. B. et al. Laminite crônica em equídeos da raça Crioula: características clínicas e radiográficas. Ciência Rural, v. 43, n. 11, p. 2025–2030, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782013001100017&script=sci_arttext&tlng=pt . Acesso em: 16 out. 2020.

SMITH, B. P. Medicina interna de grandes animales. 4. ed. Barcelona :Elsevier, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-430

Refbacks

  • There are currently no refbacks.