As novas tecnologias no ensino de arquitetura: memória e cultura das cidades / The new technologies in architecture education: memory and culture of cities

Nieri Soares de Araujo

Abstract


As novas tecnologias estão cada vez mais presentes e colaboram com a qualidade e fidedignidade dos registros e preservação da memória das cidades e das culturas. Na academia, as novas linguagens abarcadas pela inclusão de programas gráficos em plataforma BIM (build information modeling)  e modelagem generativa deflagram uma nova realidade nas atividades projetuais dos discentes do curso de arquitetura e urbanismo.  A pesquisa procura estabelecer a importância da experimentação por meio das novas tecnologias, e retrata que o processo de modelagem e a tangibilidade de componentes de vedos, destinados ao controle de iluminação, com uso de cortadoras a laser e impressoras 3D estimulam os estudantes na elucidação da forma e geometria sendo contextualizados por meio de cobogós, muxarabis e arabescos.


Keywords


ensino de arquitetura; fabricação digital; modelagem paramétrica.

References


VOLPATO, N. Prototipagem Rápida Tecnologia e Aplicações. São Paulo: Ed. Edgard Blucher, 2007.

FLORIO, W. ; SEGALL, Mario L.; ARAÚJO, N. S. A contribuição dos protótipos rápidos no processo de projeto em arquitetura. In: VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, GRAPHICA, 2007, Curitiba. Desafios da Era Digital: Ensino e Tecnologia. Curitiba: UFPR, 2007. p. 1-10.

SCHON, D. A., Educando o Profissional Reflexivo, Sao Paulo. Ed. Artmed, 2003

SENNETT, R. O Artifice Sao Paulo. Ed. Record. 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-2018

Refbacks

  • There are currently no refbacks.