Desempenho operacional de um reator UASB-FAN – inclusão de interpretação Fuzzy / Operational performance of a UASB-FAN reactor - Fuzzy interpretation inclusion

Dayane de Andrade Lima, Fernando José Araújo da Silva, Danylo de Andrade Lima, Jéssyca de Freitas Lima Brito

Abstract


O presente estudo trata da aplicação da aritmética fuzzy para avaliar o desempenho de um reator biológico do tipo anaeróbio. E dessa forma mostrar o estado de variação a partir de variáveis desempenho operacional, como eficiência (E%), taxa de remoção volumétrica (Lrv) de poluente e constante de decaimento com base em cinética de primeira ordem. O sistema em estudo era do tipo composto e tinha em sua parte inferior um reator anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB) recebia esgoto doméstico bruto e parte superior efluente passava por um filtro anaeróbio (FAN). A avaliação baseada em NFT se deu através da fuzzyficação das funções de estudo e as representações funcionais foram baseadas no princípio de extensão.  A eficiência de remoção média par composto pela DQO no EB e a DQOF no efluente do FAN o desempenho alcançou 77,7%. Para SST a remoção atingiu 83,2% no efluente do FAN. As taxas de remoção volumétrica de DQO e DQOF foram, respectivamente, de 0,552 e 0,636 kg/m3.dia. Para o parâmetro SST o valor médio de Lrv foi de 0,232 kg/m3.dia. As constantes de decaimento em cinética de primeira ordem foram de 2,346 e 3,138 dia-1 para DQO e DQOF, respectivamente. O mapeamento fuzzy mostrou os resultados sobre a variação intervalar das taxas de remoção volumétrica (DQO, DQOF e SST) e das constantes de decaimento. Os resultados demonstraram a flutuação destes registros ao longo do tempo, que refletem uma avaliação mais realística.


Keywords


reator anaeróbio, matéria orgânica, matemática intervalar.

References


APHA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 22th edition. American Public Health Association. Washington, DC. 2012. 1100p.

KAUFMANN, A.; GUPTA, M.A. Fuzzy Mathematical Models in Engineering and Management Science. North-Holland, Amsterdan, 1988. 338p.

McBEAN, E. A.; ROVERS, F. A. Statistical procedures for analysis of environmental monitoring data & risk assessment. Environmental Management & Engineering Series. Volume 3. New Jersey: Prentice-Hall PTR, 1998. 313p.

SANTOS, A.B. Avaliação Técnica dos Sistemas de Tratamento de Esgotos. Banco do Nordeste (BNB), Ambiente de Gestão dos Serviços de Logística. Fortaleza, CE, 2007. 2005p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-411

Refbacks

  • There are currently no refbacks.