Abordagens práticas na identificação de problemas no processo de ensino aprendizagem do aluno adulto com dislexia / Practical approaches in identifying problems in the teaching process learning of adult students with dyslexia

Delmir Rildo Alves, Eduardo Henrique Modesto de Morais, Ronielle Batista Oliveira Santos

Abstract


O presente artigo busca compreender a importância da formação do profissional de educação para a detecção de possíveis distúrbios, como por exemplo, a dislexia no aluno adulto. A pesquisa partiu do pressuposto de que os alunos adultos podem ser acometidos pela dislexia e passar despercebido no âmbito educacional, visto que os sintomas dos disléxicos podem ser facilmente confundidos com problemas que ocorrem no dia a dia de qualquer sala de aula. Após análises de alguns materiais pôde-se perceber que a dislexia, apesar de muito conhecida no ambiente escolar, ainda não tem muitos estudos direcionado a idade adulta, porém, nas publicações encontradas foram possíveis constatar que há estratégias pedagógicas de fácil aplicação para uma possível identificação da dislexia que afeta esses alunos, e com uso desse processo o docente é uma ferramenta que auxilia e faz com que seu aluno tenha um bom desempenho educacional e também social, uma vez que esse distúrbio pode também prejudicar a vida social do indivíduo.


Keywords


Aluno adulto, Dislexia, Docente.

References


BORBA, A. L; BRAGGIO, M. A. Como interagir com o jovem e o adulto disléxico. Associação Brasileira de Dislexia. Disponível em: http://www.dislexia.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Como-interagir-com-o-Jovem-e-o-Adulto-Disl%C3%A9xico.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

CORREIA, L. M. e Martins, A. P. Dificuldades de Aprendizagem: Que são? Como entendêlas?.

Porto: Porto Editora, 1999.

ELIASSEN, Elisabeth da Silva. A discursivização do diagnóstico da dislexia: da teoria à prática. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

INÁCIO, A. Dificuldades De Leitura Em Adultos Sinalizados Com Dislexia: Análise De Alguns Preditores Cognitivos. Tese de Mestrado de Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas – Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. 2015.

HADDAD, S. Estado da arte da Educação de Jovens e Adultos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, 2000. In: SOARES, Leôncio. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educ. rev., Belo Horizonte, n. 47, p. 83-100, June 2008. Available from . access on 21 Sept. 2020.

IANHES, Maria Eugênia; NICO, Maria Angela. Nem sempre é o que parece: Como enfrentar a dislexia e os fracassos escolares. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

JANJACOMO, Mariana. Sete sinais de que o seu filho pode ter dislexia. (2013). Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/sete-sinais-de-que-o-seu-filho-pode-ter-dislexia/. Acesso em 17 set. 2020.

Lindeman, E. C. (1925). The meaning of adult education. New York: New Republic. (Republished in 1961 by Harvest House.)

MOOJEN, Sônia; FRANÇA, Marcio. Dislexia: visão fonoaudiológica e psicopedagógica. In: Newra Tellechea Rotta [et al.] (Org.). Transtornos da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 12.

PINHEIRO, A. M. V.; SCLIAR-CABRAL, L. Dislexia: causas e consequências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

RODRIGUES, Maria Zita; SILVEIRA, Leila. Dislexia: Distúrbio de aprendizagem da leitura e escrita no Ensino Fundamental. 24 abr. 2008. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/dislexia-disturbio-de-aprendizagem-da-leitura-e-escrita-no-ensino-fundamental/5551. Acesso em: 20. set. 2009.

TELES, Paula. Dislexia e disortografia: da linguagem falada à linguagem escrita. Revista Profforma, n. 06, março 2012.

TOPCZEWSKI, Abram. Dislexia, como lidar? São Paulo: All Print, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-410

Refbacks

  • There are currently no refbacks.