Revista passatempo como instrumento educativo frente aos crimes ambientais / A puzzle magazine as an educational tool for environmental crimes

Alex Braz Iacone Santos, Bárbara Victória de Azevedo, Letícia Abrué Corrêa Francisco, Caroline Augusta Costa

Abstract


A educação ambiental é uma aliada potencial para a mudança de paradigma frente aos crimes ambientais, que geralmente são combatidos de forma corretiva (i.e. penalidades por infrações ambientais). Este estudo teve como objetivo a realização de um diagnóstico rápido das principais infrações ambientais ocorrentes no município de Seropédica, RJ e adjacências, além da subsequente criação de um instrumento educativo em formato de revista passatempo com a temática crimes ambientais, a ser empregada como estratégia lúdica de aprendizado no ensino formal e não formal. Previamente, foi realizado um diagnóstico através de registros fotográficos de flagrantes de crimes ambientais, onde foram detectadas 27 ocorrências de infrações ambientais ao longo do período estudado (abril e maio/2018), sendo registrados 11 crimes contra a fauna, sete contra a flora, sete de poluição e outros dois contra o ordenamento urbano e patrimônio cultural. A partir do diagnóstico foi elaborado um material de divulgação lúdico no formato de revista passatempo. A revista desenvolvida tem o potencial de amenizar e facilitar o trato de assuntos mais densos ao público infantojuvenil, tendo em vista que algumas questões ambientais trazem consigo muita complexidade. Portanto, a concepção da revista passatempo se insere como um instrumento educativo a ser empregado como estratégia lúdica de ensino para a conscientização e combate aos crimes ambientais.


Keywords


meio ambiente, material didático, ensino, infrações.

References


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 1998.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 1999.

BRITO, B.; BARRETO, P. A eficácia da aplicação da lei de crimes ambientais pelo IBAMA para proteção de florestas no Pará. Revista de Direito Ambiental, v. 1, n. 46, p. 35-45, 2006.

DESTRO, G. F. G.; PIMENTEL, T. L.; SABAIANI, R. M.; BORGES, C. B.; BARRETO, R. Efforts to combat wild animals trafficking in Brazil. In: LAMEED, G. A. (ed.). Biodiversity enrichment in a diverse world, 2012. cap. 16, p. 421-436.

GADOTTI, M. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 1993. 100p.

LISBÔA, L. L.; JUNQUEIRA, H.; PINO, J. C. Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de Educação Ambiental. Gaia Scientia, v. 2, n. 1, p. 29-39. 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-399

Refbacks

  • There are currently no refbacks.