Utilizando a programação em blocos na educação como proposta da cultura maker / Using block programming in education as a maker culture proposal

Giordano Muneiro Arantes, Jessica da Silva Miranda, Míriam Lúcia Barbosa, Rômulo José Franco, Sergio Ferreira do Amaral

Abstract


Partindo do pressuposto de que o conhecimento teórico quando alinhado com a prática torna o conhecimento ainda mais eficaz, esse artigo discute sobre a possibilidade de utilizar a Cultura Maker na Educação com o uso da Programação Visual em Blocos aliada a aprendizagem em sala de aula, contribuindo especificamente com conceitos e metodologias. A Cultura Maker parte da remodelação do ensino em sala, sendo caracterizada pela forte identificação que o indivíduo cria durante o envolvimento e participação na criação de conteúdos e produtos. Assim, surgem laboratórios de fabricação digital com espaços que possibilitam o aprendizado e uso compartilhado para aqueles que interessam em desenvolver projetos para si e/ou para comunidade. Princípios como colaboração, criatividade e sustentabilidade fazem parte dessa cultura do “faça você mesmo”, propondo a reutilização de recursos e materiais de fácil uso, acesso e apropriação que podem ser utilizados na elaboração de produtos e/ou conteúdos novos. No que diz respeito à Programação Visual em Blocos, essa por sua vez, é considerada como aliada na formação de crianças para um perfil apropriado em um futuro muito mais dependente de tecnologia, apresentando oportunidades e ferramentas com alto pontencial a ser aplicada no ensino-aprendizagem. Portanto, o artigo apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre a temática da cultura maker e o uso da programação visual em blocos, como também uma breve descrição sobre o MIT App Inventor e suas aplicações na educação. Constata-se que a formação de indivíduos considerando os conceitos discutidos aqui, formatada em uma estrutura de material pedagógico e didático com propósitos bem definidos, certamente será útil como ferramenta aplicada à Cultura Maker na Educação.


Keywords


Cultura Maker, App Inventor, Pensamento Computacional, Educação.

References


BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2010. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc > Acesso em: 25 maio 2018.

_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc > Acesso em: 23 out. 2018.

CRISTÓVÃO, Henrique Monteiro. Aprendizagem de algoritmos num contexto significativo e motivador: um Relato de Experiência. In: Anais do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 28, 2008, Belém do Pará, PA. P. 30-40.

FUTURA. O que é Cultura Maker e o que ela tem a ver com a educação? Disponível em: Acesso em: 21 maio 2018.

GOMES, Tancicleide. C. S.; MELO, Jeane C. B. App Inventor for Android: uma Nova Possibilidade para o Ensino de Lógica de Programação. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2, 2013, Limeira, SP. P. 620-629.

HARDESTY, Larry. The MIT roots of Google’s new software. MIT News. 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2018.

PADILHA, Márcia; MARTINELLI, Adriana. Cultura maker na escola: por que faz sentido. 16 nov. 2015. Disponível em: < http://www.arede.inf.br/cultura-maker-na-escola-por-que-faz-sentido/ > Acesso em: 26 maio 2018.

POREDU, 2017 - Silva, L. A. et Al., 2017 - Poredu: um ambiente de programação em blocos - VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017).

SIEVES, Cristiano. 3 exemplos de como incentivar o movimento maker na educação. Disponível em: < http://playtable.com.br/blog/3-exemplos-de-como-incentivar-o-movimento-maker-na-educacao/ > Acesso em: 18 maio 2018.

WING, Jeannette M. “Computational Thinking,” Communications of the ACM, Vol. 49, No. 3, March 2006, pp. 33–35. In French: http://www.cs.cmu.edu/afs/cs/usr/wing/www/ct-french.pdf and in Chinese: http://www.cs.cmu.edu/afs/cs/usr/wing/www/ct-chinese.pdf

_____. “Five Deep Questions in Computing, Communications of the ACM, Vol. 51, No. 1, January 2008, pp. 58-60.

WOBER, David. App Inventor and Real-World Motivation. Proceedings of the 42nd ACM technical symposium on Computer science education. 42, 2011, Dallas, TX. P. 601-606.

YouthMobile, MIT App Inventor, Kamriani F. & Roy K., 2016 - Portal Unesco.org Disponível em: < http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/In_Focus/mit_app-i nventor.pdf > Acesso em: 18 maio 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-398

Refbacks

  • There are currently no refbacks.