As tecnologias frente ao processo de ensino e aprendizagem / Technologies in the teaching and learning process

Cláudia Terra do Nascimento Paz, Denise Corrêa Martins Venâncio Venâncio, Edivaldo Lubavem Pereira, Eduardo Gonzaga Bett, Giovani Mendonça Lunardi, Rodolfo Faquin Della Justina, Wallace Croceta Junior

Abstract


O avanço tecnológico aumenta cada dia mais em nossa atualidade e isso por sua vez, acaba proporcionando aos profissionais da educação, uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Os profissionais a cada dia que passa, buscam métodos e estratégias necessários para trabalhar a tecnologia utilizando assim, meios didáticos tecnológicos para facilitar o processo educativo e obter assim, um ensino mais dinâmico, mais atrativo e significativo. Por isso, torna-se fundamental mostrar aos profissionais da educação a viabilidade do uso de softwares educacionais para serem trabalhados como ferramentas que visam facilitar o desenvolvimento do processo educativo no ambiente escolar visando assim, uma educação de forma organizada e aperfeiçoada. O desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia é fator de grande importância na globalização das idéias, das experiências e do processo de desenvolvimento em relação ao ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é procurar evidenciar se a tecnologia no ambiente escolar visa melhorar a qualidade do ensino e se a mesma propõe recursos facilitadores que inovam a cada dia obtendo melhorias no processo educacional.


Keywords


Tecnologias; Aprendizagem; Educação.

References


FAVORETO, João Francisco. A Informática no Processo Educativo. São Paulo: Cortez, 2010, p.17-22.

NASCIMENTO, J. K. F. Informática aplicada à Educação. Brasil: Universidade de Brasília, 2009.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1997, p.38-52.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. São Paulo: Editora Érica, 2010.

VALENTE, José Armando. Informática na Educação. São Paulo: Atlas, 2010, p.117-122




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-376

Refbacks

  • There are currently no refbacks.