A importância da inclusão digital na escola/The importance of digital inclusion in school

Maria de Fátima dos Santos Pereira, Ana Paula Timóteo de Lima, Amanda Malena dos Santos Pereira

Abstract


O novo coronavírus (Covid-19) é uma pandemia que se institui como uma doença contagiosa que se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil. Diante desse contexto, os professores tiveram que inovar em relação ao processo de ensino e aprendizagem, trabalhando em casa, devido à quarentena. Para ministrar aulas em casa, se poderá usar o instrumento das tecnologias digitais, ao mesmo tempo, fazer uso de aplicativos como a Microsoft Teams. Nesse sentido, esse artigo tem o objetivo geral de analisar a inclusão digital para a promoção da aprendizagem em tempos de Pandemia. Elencou-se os seguintes objetivos específicos: identificar o processo de ensino e aprendizagem significativo; compreender as contribuições da inclusão digital para o processo de ensino e aprendizagem em época de Pandemia do Covid -19. A pesquisa foi de natureza bibliográfica. Como resultados, se conclui que os docentes precisarão se qualificar para poder interagir com novas estratégias de ensino e aprendizagem.


Keywords


Educação, Pandemia, Metodologia, Ativa, Significativa.

References


AGRELA, Lucas. 10 aplicativos para lidar com a Pandemia do Corona Vírus. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/10-aplicativos-para-lidar-com-a-pandemia-de-coronavirus/. Acesso em 18 de setembro de 2020.

BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: BERBEL, N. A. N. (Org.). Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL/COMPEd - INEP, 1999. p. 1-28.

BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização. Experiências com questões de ensino superior, ensino médio e clínica. Londrina: EDUEL, 2012.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2006.

BIDARRA, Jorge. REIS, Leidiani da Silva. Gênero Charge: construção e significados a partir de uma perspectiva interdisciplinar e dinâmica. Signo [ISSN 1982-2014]. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 150-168, jan./jun. 2013.

BORDENAVE, J. E. D. Método da Problematização: fundamentos teóricos e aplicações no ensino superior. Londrina, 1998. Anotações de palestra proferida na Universidade Estadual de Londrina.

BOGDAN, R e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

COSTA, Marisa Vorraber. O currículo nos limiares do contemporâneo. Org. 3ª Edição, Rio de Janeiro. DP&A,2005.

DAVYDOV, V. V.; SLOBÓDCHIKOV, V. I.; TSUKERMAN, G. A. O aluno das séries iniciais do ensino fundamental como sujeito da atividade de estudo. Journal of Russian and East European Psychology, v. 41, n. 4, jul./aug. 2003, 12 páginas. Tradução para o português realizada pelo Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural da UNESP/Marília.

FERREIRA, A.B.H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5ª Edição. Goiânia: Alternativa. 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Experimento didático como procedimento de investigação em sala de aula. Texto de uso didático produzido pelo autor para a disciplina “Didática e Ensino Desenvolvimental”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO, 2013.LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos: Intervenção no presente. Presença pedagógica. n. 8, 2006, p. 24-33.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção educação contemporânea)




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-357

Refbacks

  • There are currently no refbacks.