Análise descritiva dos laudos de exame citopatológico de mulheres goianas nos anos de 2010 a 2015 / Descriptive evaluation os the reports of cytopathological examination of women from goiás from 2010 to 2015

Paula Daher Rassi Guimarães, Lisa Daher Rassi Guimarães, Murilo Henrique de Oliveira Batista, Bruno Brandão Lobo

Abstract


Sabe-se que, mundialmente, entre todos os tipos de câncer, na população feminina, o câncer de colo uterino (CCU) é um dos mais frequentes, ocupando o segundo lugar em incidência. No Brasil, o CCU é considerado o terceiro tumor mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte em mulheres por câncer no país. Como instrumento de prevenção para o CCU, têm-se o exame Colpocitopatológico (CCO) -também conhecido como Papanicolau-. O presente estudo é descritivo, retrospectivo e transversal. Tem por objetivo descrever os laudos dos exames de colpocitologia no Estado de Goiás entre os anos de 2010 a 2015 usando-se a base de dados DATASUS (Portal da Saúde SUS), que contempla a compilação de dados referentes aos exames realizados até dezembro de 2015 e disponível na rede mundial de computadores. Verificou-se uma decréscimo geral em termos de números absolutos de exames postados no DATASUS com o passar dos anos, contudo, manutenção na proporção entre as faixas etárias que o fizeram, o que demonstra que o público alvo se manteve. Os achados dos laudos sugerem prevalência de achados em células escamosas. Tais perspectivas possibilitam uma estimativa e previsão futura para a equipe de saúde em relação à progressão epidemiológica e à cobertura dos exames.


Keywords


exame de colpocitológico, DATASUS, Câncer de Colo Uterino.

References


- Silva, Ruan Carlos Gomes da, Silva, Amanda Cristina de Oliveira, Peres, Adrya Lúcia, & Oliveira, Sibele Ribeiro de. Perfil de mulheres com câncer de colo do útero atendidas para tratamento em centro de oncologia. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2016. 18(4), 695-702.

- Brasil, Ministério da Saúde. Controle dos Cânceres do Colo de Útero e Mama. Caderno de Atenção Básica. n.20. Brasília DF: Ministério da Saúde, 2013.

- Silveira NSP, Vasconcelos CTM, Nicolau AIO, Oriá MOB, Pinheiro PNC, Pinheiro AKB. CKnowledge, attitude and practice of the smear test and its relation with female age. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2016;24:e2699.

- Silveira, N. S. P., Vasconcelos, C. T. M., Nicolau, A. I. O., Oriá, M. O. B., Pinheiro, P. N. D. C., & Pinheiro, A. K. B. Conhecimento, atitude e prática sobre o exame colpocitológico e sua relação com a idade feminina. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2016; 24. 670-672

- Vasconcelos CTM, Cunha DFF, Pinheiro AKB, Sawada NO. Factors related to failure to attend the consultation to receive the results of the Pap smear test. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2014;22(3):401-7.

- Correa MS, Silveira DS, Siqueira FV, Facchini LA, Piccini RX, Thumé E, et al. Cobertura e adequação do exame citopatológico de colo uterino em estados das regiões Sul e Nordeste do Brasil. Cad Saúde Pública. 2012;28(12):2257-66.

- Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA; 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-353

Refbacks

  • There are currently no refbacks.