Os conteúdos de biologia celular segundo as provas do ENEM / The contents of cellular biology according to the ENEM

Michelly de Carvalho Ferreira, Elcio Silva Batista

Abstract


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca dos conteúdos de Biologia Celular explorados nas provas do ENEM, conforme a matriz de referência da área de Ciências da Natureza. Assim, a pesquisa baseia-se em uma análise documental, em que se verificou, nas provas da área de Ciências da Natureza do ENEM e nos relatórios pedagógicos fornecidos pelo site do INEP, no período de 2010 a 2016. O estudo mostrou, segundo as provas analisadas, que o conteúdo de Biologia Celular é bastante explorado no ENEM e que algumas questões, trazem os aspectos da contextualização e da interdisciplinaridade, e outras questões são mais específicas da área de Biologia. Entretanto, consideramos pertinentes os conteúdos verificados nas provas, no que diz respeito à área da Biologia Celular, pois retratam questões em diversos contextos que, geralmente, aproximam-se do cotidiano dos estudantes, a fim de explorar as competências e as habilidades nos problemas propostos.

 


Keywords


Biologia Celular, ENEM, Ensino de Ciências.

References


BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Vol. 2. Brasília, 2006.

_______.INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília-DF, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 Out. 2018.

CARLAN, F. de Abreu. Teaching cell Biology in primary schools. Education Research International, v. 2014, p. 1-5, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-351

Refbacks

  • There are currently no refbacks.