Ação e formação docente: narrativas, memórias, saberes e fazeres de professores da educação básica / Action and teacher training: narratives, memories, knowledge and doing of basic education teachers

Regina Celi Frechiani Bitte, Vilmar José Borges

Abstract


O presente artigo tem por foco investigativo a epistemologia da prática profissional e objetiva desenvolver e socializar reflexões acerca das potencialidades formativas implícitas em narrativas e memórias da construção, reconstrução e mobilização de diferentes saberes e fazeres no processo de ser/estar professor de Geografia e História na Educação Básica. Desta forma, vimos implementando um projeto de pesquisa, tipo guarda-chuva, que agrega e dialoga com outros cinco subprojetos, tendo como metodologia a abordagem qualitativa, apoiados nos pressupostos da História Oral Temática. Ainda que de forma embrionária, a proposta de pesquisa em andamento, nos permite evidenciar a importância de estudos e pesquisas sobre a educação e sobre o ensino voltarem-se para a cotidianeidade das práticas pedagógicas, incorporando ao seu universo o espaço da vivência docente.

 

 


Keywords


Epistemologia da prática profissional, Formação docente, História, Geografia.

References


BOM MEIHY, José Carlos S. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

FIORENTINI, D., NACARATO, A. M. E PINTO, R. A. Saberes da experiência docente em Matemática e Educação continuada. Campinas-SP: UNICAMP, 1999. (Mimeo).

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: Unijuí, 1998.

NÓVOA, António. Vidas de professores. Portugal. Porto: Porto Editora, 1992.

POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-215.

ROUSSO, Henri. A memória não é mais o que era. In: FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaína (coord.). Usos e Abusos da História oral. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr de 2000, n. 13, pp.5-24.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

THOMPSON, Paul. A voz do passado. Trad. Lólio Lorenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-322

Refbacks

  • There are currently no refbacks.