Metodologias ativas e aprendizagem significativa: uma abordagem de problem based learning na rede federal de educação profissional e tecnológica Brasileira / Active methodologies and meaningful learning: a problem-based learning approach in the federal network of Brazilian professional and technological education

Robson Gonçalves Félix, Paulo Henrique Azuaga Braga

Abstract


Para refletir criticamente sobre o papel da investigação científica na escola pública de educação básica, docentes da disciplina educação física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, campus Campo Grande, desenvolveram junto a estudantes dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, entre 2014 e 2017, ações de pesquisa e extensão incorporadas às atividades regulares de ensino. As práticas de pesquisa buscaram estimular os alunos a investigar e buscar soluções para problemas cotidianos, com temas vinculados a cinco eixos: atividade física, esporte, lazer, saúde e qualidade de vida. Fundado na abordagem ProblemBased Learning, o trabalho promoveu situações de aprendizagem nas quais os estudantes se tornaram sujeitos ativos do processo de investigação, análise, compreensão, proposição de estratégia e intervenção na realidade concreta. Por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, o projeto se inicia no primeiro semestre letivo, estimulando os estudantesà identificação coletiva de problemas significativos enfrentados no cotidiano escolar, seguido de estudos orientados sobre cada temática e compreensão acerca da metodologia científica. Nos semestres seguintes são desenvolvidos instrumentos de coletas de dados, coleta e análise de dados e, ao final do quarto semestre, os estudantes realizam a demonstração de suas aprendizagens com exposição de banners e apresentação dos trabalhos na Mostra de Trabalhos, Tecnologias e Inovações Científicas e Culturais da Educação Física – MoTICs/EF. Nas oportunidades em que os problemas abordados conduzem a propostas com potencialidade de melhoria ou superação do problema analisado, os estudantes são orientados na execução de ações extensionistas para a intervenção na realidade. Durante o desenvolvimento dos trabalhos os estudantes são estimulados a buscar conexões com os conhecimentos e práticas específicos da formação profissional de cada curso, oportunizando a continuação do projeto na consecução do trabalho de final de curso (TCC), o que reforça o interesse pelo projeto devido à aprendizagem significativa promovida. Os resultados parciais alcançados indicam valorização, interesse e reconhecimento da abordagem, em vista do papel ativo dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, assim como da aprendizagem significativa promovida ao longo do projeto.

 


Keywords


Metodologia ativa. Active learning. Educação profissional.

References


Alves, R. (1987). Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense.

Delisle, R. (2000). Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: ASA.

Duch, Barbara J.; Groh, Susan E; Allen, Deborah E (2001). The power of problem-based learning: a Pratical “how To” for teaching. Virginia: StylusPublishing.

Messina, G. (2001). Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 114, pp. 225-233.

Plataforma Nilo Peçanha (2018). Disponível em: . Acesso em 12 mai. 2018.

Viamonte, Perola Fátima V. S (2011). Ensino profissionalizante e ensino médio: novas análises a partir da LDB 9394/96. Revista Educação em perspectiva. Viçosa, v.2, n.1, pp. 28-57, jan./jun.

WOODS, D. R (2000). Problem-based Learning: How to Gain the Most from PBL. Hamilton: McMasterUniversity, The Bookstore.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-189

Refbacks

  • There are currently no refbacks.