O caldeirão da santa cruz do deserto como patrimônio cultural e o ensino de história na educação básica / The cauldron of the holy cross of the desert as cultural patrimony and the teaching of history in basic education

Authors

  • Antônia Lucivânia da Silva
  • Paula Cristiane de Lyra Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-188

Keywords:

Memória, silenciamento, patrimônio cultural, caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

Abstract

Buscamos apresentar possibilidades do ensino de História a partir do patrimônio cultural através de vivências e reflexões realizadas no ano de 2016 com alunos do 9º ano, em Crato-CE, com os quais trabalhamos a “história local” sendo o elemento gerador, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, que faz parte do patrimônio tangível. Dialogamos com os conceitos de memória, silenciamento e patrimônio Cultural tendo Fonseca (2003) como referencial, para quem o patrimônio ultrapassa a materialidade. As discussões que embasaram as práticas de ensino foram fomentadas pelo PIBID e PROFHISTÓRIA/URCA, programas dos quais fazemos parte. Como resultados temos a indicar uma aprendizagem significativa e avaliação processual o que constitui a socialização dessa experiência parte importante do processo de ensino-aprendizagem.

References

BARBOSA, Vilma de Lurdes. Ensino de história local: redescobrindo sentidos. SAECULUM, Revista de História, João Pessoa, jul./dez. 2006.

CHOAY, Françoise. “Introdução: monumentos e monumento histórico”. In. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 4ª ed. São Paulo: Estação da Liberdade/Unesp, 2006, p. 11-29.

FÉLIX, Almir Batista de Oliveira. O patrimônio cultural e os livros didáticos de história ou de como se constrói o sentimento de pertencimento. Tese de doutorado em história. PUC. São Paulo, 2016.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo. Ed. UFRJ/MINC. IPHAN, 1997.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: Por uma concepção ampla de patrimônio cultural. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

PELEGTINI, Sandra C.A. O patrimônio cultural e a materialização das memórias individuais e coletivas. UNESP-FCLAS-CEDAP, v.3, n.1, 2007.

SILVA, Judson Jorge da. Caldeirão e Assentamento 10 de Abril – passado e presente na luta por terra no Cariri cearense. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Fortaleza, 2010.

VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. MANA 12 (1): 237-248, 2006.

Published

2019-05-20

How to Cite

Silva, A. L. da, & Santos, P. C. de L. (2019). O caldeirão da santa cruz do deserto como patrimônio cultural e o ensino de história na educação básica / The cauldron of the holy cross of the desert as cultural patrimony and the teaching of history in basic education. Brazilian Journal of Development, 5(6), 7005–7017. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-188

Issue

Section

Original Papers