O caldeirão da santa cruz do deserto como patrimônio cultural e o ensino de história na educação básica / The cauldron of the holy cross of the desert as cultural patrimony and the teaching of history in basic education

Antônia Lucivânia da Silva, Paula Cristiane de Lyra Santos

Abstract


Buscamos apresentar possibilidades do ensino de História a partir do patrimônio cultural através de vivências e reflexões realizadas no ano de 2016 com alunos do 9º ano, em Crato-CE, com os quais trabalhamos a “história local” sendo o elemento gerador, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, que faz parte do patrimônio tangível. Dialogamos com os conceitos de memória, silenciamento e patrimônio Cultural tendo Fonseca (2003) como referencial, para quem o patrimônio ultrapassa a materialidade. As discussões que embasaram as práticas de ensino foram fomentadas pelo PIBID e PROFHISTÓRIA/URCA, programas dos quais fazemos parte. Como resultados temos a indicar uma aprendizagem significativa e avaliação processual o que constitui a socialização dessa experiência parte importante do processo de ensino-aprendizagem.


Keywords


Memória; silenciamento; patrimônio cultural; caldeirão da Santa Cruz do Deserto.

References


BARBOSA, Vilma de Lurdes. Ensino de história local: redescobrindo sentidos. SAECULUM, Revista de História, João Pessoa, jul./dez. 2006.

CHOAY, Françoise. “Introdução: monumentos e monumento histórico”. In. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 4ª ed. São Paulo: Estação da Liberdade/Unesp, 2006, p. 11-29.

FÉLIX, Almir Batista de Oliveira. O patrimônio cultural e os livros didáticos de história ou de como se constrói o sentimento de pertencimento. Tese de doutorado em história. PUC. São Paulo, 2016.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo. Ed. UFRJ/MINC. IPHAN, 1997.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: Por uma concepção ampla de patrimônio cultural. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

PELEGTINI, Sandra C.A. O patrimônio cultural e a materialização das memórias individuais e coletivas. UNESP-FCLAS-CEDAP, v.3, n.1, 2007.

SILVA, Judson Jorge da. Caldeirão e Assentamento 10 de Abril – passado e presente na luta por terra no Cariri cearense. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Fortaleza, 2010.

VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. MANA 12 (1): 237-248, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-188

Refbacks

  • There are currently no refbacks.