O quiz como instrumento de aprendizagem no Módulo Mecanismos de Agressão e Defesa / The quiz as a learning tool in the Mechanisms of Aggression and Defense Module

Luccas Victor Rodrigues Dias, Virgílio Macedo Dourado, Pablo Cunha Marques, Ilzane Maria de Oliveira Morais, Matheus de Matos Dourado Simões, Larissa Silveira de Oliveira, Sílvia Fernandes Ribeiro da Silva, Márcio Roberto Pinho Pereira

Abstract


Este trabalho propõe-se a avaliar a utilização do Quiz como facilitador da aprendizagem dos conteúdos do Módulo Mecanismos de Agressão e Defesa. Os Quizzes foram aplicados aos alunos do 2° semestre pelos monitores do módulo. Cada teste foi relacionado com o conteúdo visto durante as aulas, utilizando os seguintes instrumentos: Data-show, caneta, relógio analógico e papéis em branco. Foram aplicados dois Quizzes, sendo o primeiro constituído de 20 questões, individual.Já o segundo foi feita uma dinâmica na qual os alunos foram divididos em equipes e cada pergunta era respondida por todas as equipes. Ao final de cada rodada, um grupo comentava a questão a fim de ratificar o aprendizado. A utilização de quizzes como recurso didático obteve uma significativa aceitação pelos participantes, além de observações relevantes como: uma boa participação da turma nos dois quizzes, a maioria dos alunos participaram da resolução de suas questões com elaboração de perguntas, um maior estímulo da explanação de dúvidas sobre o conteúdo, e uma revisão dinâmica de diversos assuntos. Também foi notório o bom desempenho no Teste Cognitivo (prova do Módulo) pelos estudantes que utilizaram o quiz como um dos instrumentos de ensino-aprendizagem comparado aos que não participaram dos testes. Com isso, foi possível concluir que o quiz constitui uma importante ferramenta de aprendizagem para a imunologia.


Keywords


Quiz, Imunologia, Ensino-Aprendizagem.

References


AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Revista Vértices, Rio de Janeiro,v.10, n.1/3, p.63-71, jan-dez.2008.

DALE, E. AudioVisual Methods in Teaching. 3 ed. HRW. 1969. Disponível em: Acesso em: 10/07/2016.

JONNAERT, Philippe; BORGHT, Cecile Vander. Criar condições para aprender. POA: Artmed, 2002.

DE SOUZA, Emanuelly Lima; DE SOUZA, Fábio Henrique Tenório, et al. IMPACTANDO AS AULAS DE IMUNOLOGIA: APRESENTANDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO COM AULAS PRÁTICAS. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. Paraíba: Universidade Federal da Paraíba, 2007.

FERREIRA, Sheila Margarida Moreno. Os recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: Estudo de caso da Escola Secundária Cónego Jacinto. 2004. 69 f. Monografia( Curso de Ciências da Educação e Praxis Educativa). Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Cidade da Praia, Santiago.

MAZZIONI, Sady. AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, Santa Catarina, v.2, n.1, p.93-109, jan-jun.2013.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; FILHO, Antonio Pazin. Estratégias Inovadoras para métodos de ensino tradicionais- aspectos gerais. Revista Medicina, Ribeirão Preto, SP, v.47, n.3 ,p.284-292, maio-jun.2014.

STACCIARINI, J.M.R.; ESPERIDIÃO, E. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Rev.latinoam.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 59-66, dezembro 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-263

Refbacks

  • There are currently no refbacks.