Armazenamento térmico de frangos resfriados em supermercados e o risco de transmissão de Salmonella spp. / Thermal storage of chilled broilers in supermarkets and the risk of transmission of Salmonella spp.

Authors

  • Sérgio Eustáquio Lemos da Silva
  • Daniely Souza Paz
  • Kimberlly Soare Brito Bratifich
  • Camila Sebastião
  • Letícia das Graças Silva
  • Rogério Alves Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-259

Keywords:

Salmonelose, ilhas de refrigeração, DTA’s, saúde pública.

Abstract

O Codex Alimentarius acompanha a cadeia de alimentos desde a produção primária até o consumidor final, destacando os controles de higiene fundamentais em cada etapa. A Salmonelose, disseminada mundialmente, é uma das principais zoonoses para a saúde pública. O armazenamento dos alimentos na temperatura correta é de extrema importância para que a sua conservação seja feita adequadamente, sendo essencial para que seja preservada a vida útil dos produtos alimentícios e também para se prevenir as Doenças Transmitidas por Alimentos, em especial, a Salmonelose. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a temperatura e as condições higiênicosanitárias nas ilhas de refrigeração onde ficam expostos frangos resfriados para comercialização, de quatro supermercados, em um município do interior do Estado de Goiás. As ilhas de refrigeração analisadas nos supermercados A, C e D apresentaram condições de temperatura de armazenamento de acordo com os padrões exigidos pela legislação e, somente, o supermercado B apresentou condições de armazenamento térmico incorreto. O supermercado A se mostrou com melhores condições térmicas de armazenamento para manter o alimento refrigerado, no entanto, as condições de higiene e sanitárias no local de exposição dos produtos estavam inadequadas. Concluiu-se que a saúde dos consumidores está exposta a sérios riscos devido a inadequação na temperatura de armazenamento desses produtos perecíveis, fazendo-se se necessário uma fiscalização eficaz pelos órgãos de Vigilância em Saúde quanto à temperatura de armazenamento e às condições higiênicas, para que seja assegurado ao consumidor um alimento de qualidade sanitária.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Instrução Normativa DIVISA/SVS nº 4 de 15 de dezembro de 2014. Aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação, e o roteiro de inspeção. Diário Oficial do Distrito Federal nº 31, Brasília, 11 fev 2015.

CARDOSO, A.L.S.P.; TESSARI, E.N.C. Salmonela na Segurança dos Alimentos e na Avicultura. Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola. São Paulo, SP. Número 80. 27/08/2008. Disponível em:

http://www.biologico.sp.gov.br/artigos_ok.php?id_artigo=80. Acesso em: 25/05/2016.

CODEX ALIMENTARIUS. Código internacional: Recomendações das práticas para a elaboração e manipulação dos alimentos congelados. 1976, p.18. Acesso em 25 de maio de 2016.

LISTON, P.H. Avaliação da Temperatura na Rede de Frio em Mercados no Município de Pinhais-PR. 2008. 86 p. Monografia (Pós-Graduação “Lato Sensu em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal) - Universidade Castelo Branco, Curitiba/PR. Disponível em: http://www.qualittas.com.br/documentos/Avaliacao%20da%20Temperatura%20%20Paulo%20Henrique%20Linston.PDF. Acesso em 25 de maio de 2016.

MACÊDO, J. A. B. et al. Avaliação da Temperatura de Refrigeração nas Gôndolas de Exposição de Derivados Lácteos em Supermercados da Região de Juiz de Fora/MG. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v.55, n.315, p.41-47, julho/agosto/2000. Disponível em: <http://www.aguaseaguas.ufjf.br/TEMPERATURADEREFRIGERACAO.pdf>.

MALDONADO, A. G. Ocorrência de Salmonella spp. em amostras de carcaças e miúdos de frango obtidos em uma feira e um mercado municipal na zona oeste da cidade de São Paulo: Análise crítica entre a técnica convencional em meios de cultivo e reação em cadeia pela polimerase – PCR. 2008. 75 p. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

POLLONIO, M. A. R. Manual de Controle Higiênico-Sanitário e Aspectos Organizacionais para Supermercados de Pequeno e Médio Porte. São Paulo: Metha,1999. 154p.

TESSARI, E.N.C.; CARDOSO, A.L.S.P.; KANASHIRO, A.N.I.; STOPPA, G.F.Z.; LUCIANO, R.L.; CASTRO, A.G.M. Ocorrência de Salmonella spp. em carcaças de frangos industrialmente processadas, procedentes de explorações industriais do Estado de São Paulo, Brasil. Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 9, p. 2557 – 2560, 2008.

SHINOHARA, N.K.S.; BARROS, V.B.; JIMENEZ, S.M.C.; MACHADO, E.C.L.; DUTRA, R.A.F.; FILHO, J.L.L. Samonella spp., importante agente patógeno veiculado em alimentos. Revista Ciências & Saúde Coletiva, v. 13, n. 5, p. 1675-1683, 2008.

Published

2020-11-13

How to Cite

Silva, S. E. L. da, Paz, D. S., Bratifich, K. S. B., Sebastião, C., Silva, L. das G., & Rodrigues, R. A. (2020). Armazenamento térmico de frangos resfriados em supermercados e o risco de transmissão de Salmonella spp. / Thermal storage of chilled broilers in supermarkets and the risk of transmission of Salmonella spp. Brazilian Journal of Development, 6(11), 87679–87687. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-259

Issue

Section

Original Papers