Perspectivas para o ensino de química: ferramentas digitais (Scratch e Tracker) um estudo de forças intermoleculares/Perspectives for the teaching of chemistry: digital tools (Scratch and Tracker) a study of intermolecular forces

Authors

  • Yakamury Rebouças de Lira
  • Francisco Rodrigo das Chagas Palma
  • Jéssica Santos Moura

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-240

Keywords:

Ensaio teórico-prático –Ensino-Aprendizado de Química –Scratch-Tracker.

Abstract

O presente ensaio apresenta uma proposta de experimento direcionada ao ensino de química, utilizando dois softwares de códigos livres, Scratch e Tracker. Por meio desses softwares realizaremos a análise e simulação das grandezas relacionadas ao fenômeno que descreve as interações intermoleculares presentes nas substâncias analisadas. No desenvolvimento dessa proposta tanto simulação quanto experimental, optou-se por descrever apenas as interações dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio, presentes nas substâncias analisadas (água, acetona e álcool). Por meios destas observações, foram obtidos dados em forma de gráficos, que descrevem as taxas de variações de volume das substâncias, com o aumento da temperatura, constatando o que é descrito na literatura especifica, acerca das forças intermoleculares, bem como, a utilização do Scratch como forma análoga de simular o fenômeno, mostrou-se com potencial para explorar uma perspectiva além dos campos macro e micro que envolvem o comportamento das partículas de uma substância, através de uma simulação animada. A proposta presenta-se simples, possível de ser desenvolvida em ambiente escolar, com pequenas considerações na sua execução, entretanto, estas não apresentam potencial para deturbar a ideia e finalidade desta proposta, tanto para explorarmos o fundamento matemático que embasa a análise dos vídeos, bem como, pode consolidar e fortalecer, as inúmeras ideias que surgem para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, que podem fazer uso do Scratch como objeto de aprendizado, como meio para viabilizar a transposição didática.

References

AYRES, Claudia; ARROIO, Agnaldo. Aplicação de uma sequência didática para o estudo de forças intermoleculares com uso de simulação computacional. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 164-185, 2015.

FREITAS, Alessandra Costa; COUTO, Maria Elizabete Souza. A formação matemática do professor para ensinar nos anos iniciais: o que pensam futuros pedagogos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 75242-75258, 2020.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.

OLIVEIRA, Fábio Anastácio de. Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

NETO, Valter dos Santos Mendonça. A utilização da ferramenta Scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013.

RIBEIRO, M. E. M et al. Natureza Epistemológica dos Objetos de Aprendizagem para Ensino de Química no Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 3, p. 245-250, 2016.

Published

2020-11-12

How to Cite

Lira, Y. R. de, Palma, F. R. das C., & Moura, J. S. (2020). Perspectivas para o ensino de química: ferramentas digitais (Scratch e Tracker) um estudo de forças intermoleculares/Perspectives for the teaching of chemistry: digital tools (Scratch and Tracker) a study of intermolecular forces. Brazilian Journal of Development, 6(11), 87421–87430. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-240

Issue

Section

Original Papers