AlgOS: Um aplicativo educacional móvel para ensino e aprendizagem de Gerência de Processos em Sistemas Operacionais/AlgOS: An educational mobile app for teaching and learning Process Management in Operating Systems

Eduardo Gomes de Oliveira, Leandro da Motta Borges, Alysson Ferreira Lima, Luan Silva de Sousa, Mateus Soares Ferreira de Oliveira, Nerval Rabelo Neto

Abstract


Os processos educacionais estão relacionados com a forma de comunicação entre professor e aluno, onde nota-se que o uso de aplicativos móveis de cunho educacional tornou-se um elemento de motivação e colaboração para ambos. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento de um aplicativo móvel educacional denominado AlgOS, cujo objetivo é apoiar o ensino e a aprendizagem de gerência de processos em Sistemas Operacionais. Através de uma interface intuitiva, o aplicativo é dotado não só de simulações dos principais algoritmos de escalonamento de processos, como também contém estudos teóricos e exercícios de fixação, constituindo um aumento na interatividade entre professor-aluno, tornando a aprendizagem do conteúdo mais prazerosa e dinâmica. O AlgOS está disponível para a plataforma Android e em aplicações experimentais em sala de aula mostrou-se com alta aceitação e com grande potencial para expansão.


Keywords


Educação, aplicativos, Sistemas.

References


CABRAL, Carlos; CAPRINO, Willian. Trilhas em segurança da informação: caminhos e ideias para a proteção de dados. Brasport, 2015.

IEEE/ACM, “Computing curricula 2005: The overview report”, Disponível em https://www.acm.org/education/curricula-recommendations, Acesso em 03 Jan. 2019, IEEE/ACM, 2019.

JONES, David; NEWMAN, Andrew. RCOS. java: a simulated operating system with animations. In: Proceedings of the Computer-Based Learning in Science Conference. 2001.

MAIA, Luiz Paulo; MACHADO, Francis Berenger; PACHECO JR, Ageu C. A constructivist framework for operating systems education: a pedagogic proposal using the SOsim. In: Proceedings of the 10th annual SIGCSE conference on Innovation and technology in computer science education. 2005. p. 218-222.

DE OLIVEIRA, Eduardo Gomes et al. AlgOS: Um aplicativo móvel educacional voltado ao ensino de Gerência de Processos em Sistemas Operacionais. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2018. p. 1724.

BUZIN, P. F. W. K. A epistemologia da Ciência da Computação: Desafio do Ensino dessa Ciência. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 6, n. 2, 2001.

ANDROID DEVELOPERS, “Android studio release notes”, Disponível em http://developer.android.com/intl/pt-br/develop/index.html, Acesso em 03 Jan. 2018, Google, 2018.

KIOKI, Emily Yuriko; SANTIAGO, Patrick Piazza; SOARES, Afonso Celso. Um simulador didático como ferramenta de apoio ao ensino da disciplina de sistemas operacionais. INICIA, v. 37, p. 40, 2008.

REIS, Fabrício Pereira; JÚNIOR, Paulo Afonso Parreira; COSTA, Heitor Augustus Xavier. TBC-SO/WEB: Um software educacional para o ensino de políticas de escalonamento de processos e de alocação de memória em sistemas operacionais. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2009.

AURÉLIO, Marcos et al. BrasilOS: Um Ambiente Didático para Auxílio ao Ensino e Aprendizado de Sistemas Operacionais. In. Workshop sobre Educação em Computação – WEI. 2011

CRONBACH, Lee J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951.

DA HORA, Henrique Rego Monteiro; MONTEIRO, Gina Torres Rego; ARICA, Jose. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, v. 11, n. 2, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-208

Refbacks

  • There are currently no refbacks.