Mulheres em visita ao cárcere: um estudo fenomenológico / Women visiting prison: a phenomenological study

Authors

  • Heloise Calado Bandeira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Renã Herbert Ramos da Silva Lino
  • Marísia Oliveira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-177

Keywords:

Mulher, Visitas Carcerárias, Pesquisa Fenomenológica.

Abstract

RESUMO

A situação prisional brasileira no tocante às questões de gênero e à violação dos direitos humanos apresenta-se como uma problemática importante a ser aprofundada e discutida, principalmente, tendo em vista conhecer a experiência vivenciada pelos sujeitos que sofrem esse tipo de violência institucional e social. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelas mulheres às visitas carcerárias feitas na Unidade Prisional Desembargador Flósculo da Nóbrega (Róger), em João Pessoa-PB. Para atingir os objetivos do estudo foi desenvolvido uma pesquisa qualitativa por meio de seis entrevistas semiestruturadas norteadas pelas seguintes questões: a motivação à visita e os sentimentos durante e após a visita, além da descrição de como elas ocorrem. Por meio da redução fenomenológica, identificaram-se nas falas das participantes os seguintes aspectos: vínculo afetivo; cuidado como responsabilidade feminina; desgastes na preparação para a visita; experiências na revista carcerária e extensão da pena. Assim, foi possível observar como o sentimento de afeto pelos apenados influencia no sentido que as visitas têm para as mulheres participantes. A dimensão do cuidado como responsabilidade feminina pôde ser observado nas falas de cuidado com a saúde do detento, e o sentimento de responsabilidade pela realização das visitas. A revista carcerária mostrou-se como principal gatilho para sentimentos negativos no tocante aos métodos de revista, aos agentes penitenciários e ao sistema carcerário. As visitas ao cárcere se revelaram difíceis e desconfortáveis, apresentando alguns aspectos de violação aos direitos humanos. Entretanto, se mostraram necessárias devido aos vínculos com o apenado e aos papéis sexistas de gênero que atribuem às mulheres a função de cuidar. Os resultados apresentados convergem e corroboram com outros estudos desenvolvidos sobre o sistema carcerário, e, ao mesmo tempo, traz novos elementos com relação às vivências de mulheres em suas visitas ao cárcere.

References

ADORNO, S. Sistema Penitenciário no Brasil: problemas e desafios. Revista USP, n.9, p.65-78, março-abril-maio 1991.

BARROS, A. M. et al. Criminalidade e análise de gênero–a mulher e o crime: um estudo na penitenciária de Garanhuns-pe. v. 12, n. 12, p. 2014, 2007.

BASSANI, Fernanda. Amor bandido: cartografia da mulher no universo prisional masculino. DILEMAS-Revista de estudos de conflito e controle social, v. 4, n. 2, p. 261-280, 2011.

BEZERRA, Bárbara Bruna Araújo. A VIOLAÇÃO DOS ESPELHOS: Uma análise acerca da revista vexatória no cárcere. Revista Transgressões, v. 4, n. 2, p. 117-137, 2016.

BORIS, G. D. J. B. Versões de sentido: um instrumento fenomenológico-existencial para a supervisão de psicoterapeutas iniciantes. Psicologia Clínica, v. 20, n. 1, p. 165-180, 2008.

CABRAL, Y. T.; MEDEIROS, B A. A família do preso: efeitos da punição sobre a unidade familiar. Revista Transgressões, v. 2, n. 1, p. 50-71, 2014

CUNHA, E. L. Ressocialização: O desafio da educação no sistema prisional feminino. São Paulo, SP: UNESP, 2010.

FEDERAL, Senado. Constituição. Brasília (DF), 1988.

FERRARI, I. P.. A prisão e as consequências na vida dos familiares. Passo Fundo, RS: IMED, 2011.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GUIMARÃES, C. F. et al. Homens apenados e mulheres presas: estudo sobre mulheres de presos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2018.

HOLANDA, A. F. Pesquisa fenomenológica e psicologia eidética. Psicologia e fenomenologia: Reflexões e perspectivas.(41-64). São Paulo: Ômega, 2001.

LIMA, M. Da visita íntima à intimidade da visita: a mulher no sistema prisional. São Paulo, SP: USP, 2006.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18ª Ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2001.

PARAÍBA. Lei 6.081, de 18 de abril de 2000. Dispõe sobre o sistema de revista nos estabelecimentos penais do Estado da Paraíba e dá outros providencias.

TRAVERSO-YÉPEZ, M. A.; PINHEIRO, V. de S. Socialização de gênero e adolescência. Estudos feministas, v. 13, n. 1, p. 147-162, 2005.

TRIVINOS, A. W. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2020-11-10

How to Cite

Bandeira, H. C., Lino, R. H. R. da S., & da Silva, M. O. (2020). Mulheres em visita ao cárcere: um estudo fenomenológico / Women visiting prison: a phenomenological study. Brazilian Journal of Development, 6(11), 86565–86579. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-177

Issue

Section

Original Papers