Estudo para reaproveitamento de resíduo gerado na construção civil para produção de peças em fibra de vidro / Study for reuse of waste generated in civil construction for the production of fiberglass parts

Authors

  • Herbet Alves de Oliveira
  • Flavio O. Santana
  • Rosy Cleide de J. Alves
  • Fernanda M.Cavalcante Melo
  • Ana Cristina A.de Jesus
  • Vanessa G. de Oliveira Almeida
  • Shevine A. da silva Rizzo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-179

Keywords:

construção civil, gesso, resíduo

Abstract

Na indústria da construção civil são gerados resíduos tais como: argamassas, cerâmica, madeira e gesso, sendo que atualmente, a maior parte são depositados em aterros sanitários. Os empresários estão cada vez mais conscientes de que a proteção do meio ambiente é importante não só para garantir a sobrevivência do ser humano, mas também como oportunidade de negócios. Neste trabalho, foi avaliado a possibilidade de reaproveitamento do resíduo de gesso gerado na construção civil, na produção de peças em fibra de vidro. O gesso é considerado resíduo da classe C, ou seja, não possui destinação apropriada. Foram produzidos corpos de prova a partir de uma formulação padrão do mercado em que o gesso foi misturado com resina de poliéster que é utilizada na produção de peças em fibra de vidro em substituição ao talco que é utilizado como carga. As propriedades avaliadas foram: resistência mecânica a compressão, densidade aparente e absorção de água. Os resultados mostraram que os corpos de prova contendo gesso apresentaram resultados semelhantes à formulação padrão, e que pode ser usado para reduzir custos de produção e diminuir o impacto ambiental.

References

ABFCD – Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall. Resíduos de Gesso na Construção Civil, São Paulo: 2009.

ARAUJO, E. et all. Fiberglass Wastes/Polyester Resin composites: mechanical Properties and Water Sorption. Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 16, no4, p 332-335, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNIAS, NBR -7181 –Determinação da Granulometria de Solos.

ASTM-C 373-Standard Test Method for Water Absorption, Bulk Density, Apparent Porosity, and Apparent Specific Gravity of Fired Whiteware Products

BAUER FALCÃO, L. A. Materiais de Construção. Volume 2, 5.ed., São Paulo: LTC, 2010.

EMBRAPOL. Resina Poliéster. Disponível em: <http://www.embrapol. com.br/resina.htm> Acesso em 15 de agosto de 2011.

FIBERGLASS. Disponível em http://www.comercialfiberglass.com.br/produtos.htm. Acesso em 10 de agosto de 2011.

FIBERTEX. Disponível em http://www.fibertex.com.br/ Acesso em 10 de agosto de 2011.

GUIMARÃES, ALEXANDRE. Estudo dos perfis compostos em fibras de vidro pelo processo de fabricação por pultrusão combinando as vantagens do plástico com a madeira e o aço www.foa.org.br/cadernos/edicao/05/22.pdf

MENDES, T. A.,REZENDE, et all. Parâmetros de uma Pista Experimental Executada com Entulho Reciclado. Anais da 35ª Reunião Anual de pavimentação Urbana, ABPv, Aracaju, Sergipe. 2003.

MOTTA, L. M. G., FERNANDES, C. Utilização de Resíduos Sólidos da Construção Civil em Pavimentação Urbana. 12ª Reunião de Pavimentação Urbana, ABPv, Aracaju, Sergipe. 2003.

NBR 7181/84- Analise granulométrica método de ensaio.

PETRUCCI, ELADIO. Materiais de Construção, São Paulo: Globo, 2007.

THEODORA KOPOULOS,D.D; Creep Characteristics of Glass Reinforced Cement Under Flexural Loading, Cement & concrete- Elsevier, 17, great Britain, p 267-279, (1995).

VERÇOSA, E. J. Materiais de Construção, Volume 1, Porto Alegre: Sagra, Porto Alegre, 1975.

Published

2020-11-10

How to Cite

Oliveira, H. A. de, Santana, F. O., Alves, R. C. de J., Melo, F. M., Jesus, A. C. A., Almeida, V. G. de O., & Rizzo, S. A. da silva. (2020). Estudo para reaproveitamento de resíduo gerado na construção civil para produção de peças em fibra de vidro / Study for reuse of waste generated in civil construction for the production of fiberglass parts. Brazilian Journal of Development, 6(11), 86539–86550. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-179

Issue

Section

Original Papers