“Você conhece uma cientista?”: investigação temática sobre a ausência da história das mulheres na ciência no ensino básico da cidade de Castanhal – PA / "Do you know a scientist?": thematic research on the absence of the history of women in science in the basic education of the city of Castanhal – PA

Joás Murilo Nunes, Rita Alvires da Silva Batista, Wesley Lins Pimentel, Jailson Ferreira de Oliveira, Luis Felipe Silva da Costa, Alan dos Reis Silva

Abstract


O aumento da participação feminina na Ciência, é uma realidade na maioria dos países. Entretanto, ainda possui um ritmo lento comparado com o número masculino. Outrossim, pela carência de divulgação da história, a batalha das mulheres para ter acesso à educação elementar, superior e os direitos civis, está quase esquecida diante da possibilidade atual de todas se educarem e da crescente participação nas escolas de todos os graus. Semelhante modo, esse cenário se repete quando se trata da história das mulheres que desempenharam papeis fundamentais para o avanço da ciência no Brasil. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo levantar dados sobre o grau de conhecimento de estudantes do ensino básico da cidade de Castanhal – PA, sobre a história das mulheres que foram pioneiras da ciência no Brasil, e como isso pode influenciar as próximas gerações de mulheres a optarem ou não na escolha da carreira cientifica futuramente. Com os resultados obtidos percebeu-se um contraste em que a maioria dos alunos do gênero masculino e a minoria do gênero feminino tem preferência ou familiaridade com a área das ciências da natureza.


Keywords


Mulheres na Ciência, História da Ciência, Investigação Temática.

References


BOLZANI, V. da S. Mulheres na Ciência: por que ainda somos tão poucas? Ciência & Cultura, vol. 69, p. 56-59, 2017.

BRISOLLA, S. N.; VASCONCELLOS, E. da C. C. As aparências enganam. Jornal da UNICAMP, edição 330, 17 a 30 jul. 2006.

GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, p. 125-153, 2001.

GONÇALVES, V. O. et al. A invisibilidade das mulheres na história da ciência: estudo de caso dos livros didáticos do sexto ao nono ano. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15463-15485 sep. 2019.

HANDELSMAN, Jo et al. More Women in Science. Science, v.309, August, p.1190-1191, 2005.

MATOS, M. da C. G. de. A Docência no Curso de Licenciatura em Física da UFPA: História e Gênero. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, Belém, 2010.

MELO, H. P. de; RODRIGUES, L. M. C. S. Pioneiras da ciência no Brasil, Rio de Janeiro, SBPC, 2006.

MELO, H. P. de; RODRIGUES, L. M. C. S. Pioneiras da ciência no brasil: uma história contada doze anos depois. SBPC 70 anos, 2018

MELO, H. P.; THOMÉ, D. Mulheres no poder, histórias, ideias, indicadores, Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas, 2018.

SILVA, E. R. da. A (in)visibilidade das mulheres no campo científico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.30, p.133-148, 2008.

SILVA, F. Mulheres na Ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. 2012. 147 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciência) – Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, RS, 2012.

SILVA, É. de M. Eles com elas pela igualdade de gênero. Revista Mulheres na Ciência. Vol. 1, p. 34-37, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-153

Refbacks

  • There are currently no refbacks.