Avaliação centrada na administração e sua utilidade para o processo decisório de instituição de ensino superior: um estudo da avaliação da Faculdade de Engenharia de Resende/Central evaluation in the administration and use of its use for the higher education institution decision process: a study of the evaluation of the Faculty of Engineering of Resende

Nilza Magalhães Macario, Ligia Gomes Elliot, Luci Mary de Araújo Hildebrand, Angela Maria da Silva Campos

Abstract


O estudo tratou da avaliação do instrumento utilizado na Pesquisa de Satisfação da Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil. Como fundamentação teórica elegeu a avaliação centrada na Administração (STUFFLEBEAM,1985). A metodologia priorizou os fins, os meios, o intencional, o real, aliados aos quatro tipos de decisão de gestão. A orientação de Triviños (1987) norteou a identificação e análise das falas indicadoras que enfeixaram as categorias relativas ao processo decisório. As conclusões pontuaram a importância do instrumento avaliado, do processo coletivo que o valida, da participação dos envolvidos firmando sua utilidade e necessidade de atualização e aprimoramento.


Keywords


Gestão Universitária, Autoavaliação Institucional, Instrumento.

References


ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO. Plano de Desenvolvimento Institucional. Resende, 2009-2013. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2010.

______. Faculdade de Engenharia de Resende. Relatório de Autoavaliação da CPA/FER. Resende, 2009. Disponível em: http://www.aedb.br/cpa/fer/REL_CPA_09_FER.pdf. Acesso em 27 jul. 2013.

______ . Faculdade de Engenharia de Resende. Relatório de Autoavaliação da CPA/FER. Resende, 2012. Disponível em: http://www.aedb.br/cpa/fer/REL_CPA_12_FER.pdf. Acesso em 29 jul. 2013.

BRASIL. Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2004.

ESTRELA, Albano. Teoria e Prática de Observação de Classes: Uma Estratégia de Formação de Professores. 4. ed. Portugal: Porto Editora, 1994.

MARCONI, Marina de Andrade de; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa; planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo. Ed. Atlas, 1999.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo. Ed. Atlas, 1987.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo. Ed. Gente, 2004.

WORTHEN, B.; SANDERS, J. Educational evaluation: theory and practice. Worthington, Ohio: Charles A. Jones, 1973, p. 128-142. Tradução e adaptação de Olga Barroca e Maria Eleonora de Araújo Brant, para fins exclusivamente didáticos.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-139

Refbacks

  • There are currently no refbacks.