Práticas positivas na Educação Básica- Educação para o trânsito / Positive Practices in Basic Education - Traffic Education

Elica Maria Fracassi, Patricia Melo Silva de Almeida

Abstract


A educação para o trânsito deve começar desde os anos iniciais da escolarização. Os próprios alunos dessa faixa etária já participam ativamente do trânsito e devem adquirir compreensão dos elementos e situações vivenciadas no mesmo. Também necessitam ser orientados sobre os comportamentos indispensáveis à segurança em vias públicas. O objetivo do presente relato de prática é analisar as contribuições da formação de conhecimentos didáticos adquiridos na aplicação da Proposta de Ação “Educação para o Trânsito” em sala de primeiro ano do Ensino Fundamental em escola pública municipal de São Carlos, por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID- UFSCar, durante o segundo semestre de 2016. A Proposta de Ação se desenvolveu por sequência didática, focalizando os principais agentes do trânsito, assim como a construção de maquete, envolvendo momentos de debate, reflexão, exploração e interação. Os resultados apontam que os alunos se envolveram totalmente com a temática e com todas as atividades. Toda aplicação da Proposta de Ação fora desafiante para os alunos, promovendo muitos conhecimentos e crescimento, devido ao ensino significativo e contextualizado.


Keywords


Educação no Trânsito, Educação Básica, PIBID.

References


BRASIL. Código de Transito Brasileiro. Departamento Nacional de Trânsito- DENATRAN. Brasília: MEC, 1997.

SOLÉ, Isabel. Disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem. In: COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-114

Refbacks

  • There are currently no refbacks.