A importância da rotatividade de culturas na agricultura familiar / The importance of crop rotativity in family agriculture

Authors

  • Marcos Henrique Cavalcante da Silva
  • Lílian Natália Ferreira de Lima
  • Cleber Silva e Silva
  • Bartolomeu Valério da Silva
  • Hanari Santos de Almeida Tavares
  • Wilma Helena da Rocha Falcão
  • Maria Lúcia Paulino Silva Sousa
  • Sarah Coelho Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-111

Keywords:

Agricultura familiar, Rotatividade, Manejo do solo, Sustentabilidade, Culturas

Abstract

A rotação de culturas é o processo em que se faz a alternação anualmente de espécies vegetais, em uma mesma área agrícola. Estas espécies que serão escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, finalidade para a comercialização e também para recuperação do solo. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da rotatividade de culturas existentes, visando o melhor aproveitamento do espaço e manejo adequado do solo. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, de caráter exploratória, sendo realizada a partir do levantamento de dados através das plataformas digitais. Pretende-se com a realização desse estudo, contribuir de modo significativo, pois a pesquisa enfoca na importância da rotatividade de culturas, buscar uma alternativa de utilização do solo para o uso da sustentabilidade, produzindo em um mesmo espaço culturas distintas que poderão ter fins comerciais e de subsistência. Esse estudo mostrou que a maioria dos produtores rurais utiliza a rotatividade de culturas nas suas plantações, porém eles não têm conhecimento sobre as vantagens e os benefícios da rotatividade para o solo. Esta técnica de plantação tem dentre os seus benefícios a melhora na fertilidade e qualidade do solo, aumentando os nutrientes disponíveis na localidade, para uma produtividade maior e com variedades de alimentos que podem ser plantados.

References

CONTAG, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Sobre a agricultura familiar, 2012. Disponível em: <https://www.contag.org.br/indexdet.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=263&nw=1>. Acesso em: 12 nov. 2019.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Cultura do Milho, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2015.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Mandioca, 2012. Disponível em: <https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mandioca>. Acesso em: 12 nov. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Agricultura familiar, 2005. Disponível em: < http://www.incra.gov.br/>. Acesso em: 12 nov. 2019.

INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Reforma agrária, 2005. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/reformaagraria>. Acesso em: 03 nov. 2019

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

PALAVRO, Cristiano. Sustentabilidade na produção agrícola. Mato Grosso, 2015. Disponível em:<http://www.sigmaagro.com.br/site/sustentabilidade-na-producao-agricola/>. Acesso em: 16 nov. 2016.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

MANTOVANI, E. C.; SALASSIER, B.; PALARETTI, L. F. Irrigação: Princípios e Métodos, Ed. Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2009.

OTSUBO, A. A.; MERCANTE, F. M.; SILVA, R. F.; BORGES, C. D. Sistemas de preparo do solo, plantas de cobertura e produtividade da cultura da mandioca. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.43, n.3, mar. 2008. p. 327-332.

Published

2020-11-06

How to Cite

Silva, M. H. C. da, Lima, L. N. F. de, Silva, C. S. e, Silva, B. V. da, Tavares, H. S. de A., Falcão, W. H. da R., Sousa, M. L. P. S., & Lima, S. C. (2020). A importância da rotatividade de culturas na agricultura familiar / The importance of crop rotativity in family agriculture. Brazilian Journal of Development, 6(11), 85649–85655. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-111

Issue

Section

Original Papers