Prevenção do risco: uma análise preliminar da evolução histórica de escorregamentos na área urbana de Juiz de Fora, Minas Gerais/Risk prevention: a preliminary analysis of the historic evolution of landslides at the urban area of Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil

Geraldo César Rocha, Rafaela Teixeira Paula, Priscila Marinho Fontainha

Abstract


No Brasil estamos vulneráveis a acidentes naturais, tecnológicos e sociais. Dentre os naturais destacam-se os movimentos de massa, os quais são agravados pela ocupação humana irregular em áreas de risco. Sabemos que os cidadãos têm o direito de estar conscientes dos riscos. Nesse trabalho foi criado um banco digital de dados sobre esses eventos, estabelecendo-se uma linha do tempo, entre os anos 2000 a 2014, com os dados obtidos sobre o tema nos dois principais jornais da cidade, Tribuna de Minas e Diário Regional. A atuação efetiva da Defesa Civil do município foi avaliada em relação às políticas propostas. Os resultados obtidos mostram que na esfera política, a atuação da Defesa Civil nas ações específicas como socorro, prevenção, assistência e recuperação, mostra-se deficiente nas três últimas medidas. As ações efetivas referem-se a orientações técnicas disponibilizadas pelo site do órgão, mas não condizentes com a realidade da população atingida. Na mídia impressa, observa-se que o enfoque é direcionado para as consequências econômicas e sociais do evento, sendo que as medidas de prevenção não são devidamente abordadas.


Keywords


Movimentos de massa, risco ambiental, mídia impressa, áreas urbanas.

References


DI GIULIO, G. M.; PEREIRA, N. M.; FIGUEIREDO, B. R. O papel da mídia na construção social do risco: o caso Adrianópolis, no Vale do Ribeira. Hist. cienc. saúde-Manguinhos [online], vol.15, n.2, pp. 293-311. 2008.

FONTAINHA, P. M. ; ROCHA, G. C. ; PAULA, R. T. . Análise preliminar da evolução histórica de escorregamentos no município de Juiz de Fora e o papel das mídias. In: XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física e Aplicada, 2015, Teresina - PI. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2015.

GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 8 a ed;, 2008.

HIGHLAND, L. M. & BOBROWSKY, P. The landslide handbook – A guide to understanding landslides. Reston, Virgínia: U.S. Geological Survey Circular 1325. 129p. 2008.

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Política Nacional de Defesa Civil. Secretaria Nacional de Defesa Civil. Brasília. 2007.

PAULA, R. T. Análise, caracterização e dinâmica em perfis de intemperismo na área urbana de Juiz de Fora – MG. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Juiz de Fora - Minas Gerais, 1996.

PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. São Paulo: Bookman, p. 290-310. 2006.

ROCHA, G. C. Riscos Ambientais: Análise e Mapeamento em Minas Gerais. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

SOUZA, J.H. Processo de mapeamento de áreas urbanizadas com risco à escorregamento de solo: o caso de Juiz de Fora – MG. 260p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2010

SOUZA, L.B. Chuvas e escorregamentos na região noroeste da área urbana de Juiz de Fora – MG: uma abordagem genética em Climatologia. 2003. 152p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro. 2003.

TRIBUNA DE MINAS. Chuvas provocam desabamentos de barrancos. Tribuna de Minas (Jornal Impresso), Juiz de Fora, 26 de Fevereiro de 2002.

. Deslizamento de terra embaixo de linha férrea, deixando 7 vagões suspensos no ar. Tribuna de Minas (Jornal Impresso), Juiz de Fora, 16 de Janeiro de 2011.

. Deslizamento de terra no bairro Santa Tereza resulta na demolição de 13 edificações. Tribuna de Minas (Jornal Impresso), Juiz de Fora, 13 de Março de 2008.

. Escorregamento de encosta com vítima fatal no bairro Jardim Natal. Tribuna de Minas (Jornal Impresso), Juiz de Fora, 25 de Dezembro de 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-097

Refbacks

  • There are currently no refbacks.