Método da engenharia reversa para o dimensionamento da gaiola homocinética / Reverse engineering method for homokinetic cage sizing

Marcelo Esposte Purgato, Marina Paiva Rodrigues Sant'Ana, Igor Damasceno Baeta, Alexandre Chaves de Melo, José Antônio da Silva

Abstract


O protótipo baja é um veículo “Off road” produzido para competições nas quais é submetido a uma série de provas, de diferentes modalidades, que avaliam seu desempenho, entre elas: aceleração, velocidade e capacidade de vencer aclives. O sistema de Powertrain é extremamente importante na maioria dos equipamentos mecânicos. Para os automóveis é ainda mais importante, por ser responsável pela locomoção do veículo. A transmissão de torque e potência, produzida pelo motor até as rodas, é realizada por todos os componentes em conjunto, ao mesmo tempo. O funcionamento da transmissão obedece a um rigoroso e preciso circuito mecânico, da geração de força até os pneus. Sendo assim, é de suma importância considerar a máxima eficiência e a vida de todos os componentes. A gaiola homocinética é um componente que faz parte do conjunto homocinético da transmissão. Ela possui seis canais de seção circular onde são encaixadas as esferas de aço. No interior da gaiola é acoplado o anel interno que se encaixa no semieixo e assegura que as esferas permaneçam dentro dos canais. Por fim, todos esses componentes são partes intrínsecas do sino que é ligado ao cubo de roda. Devido a recorrentes quebras da gaiola, apresentamos este artigo que tem como objetivo analisar a utilização da engenharia reversa para a fabricação de gaiolas homocinéticas utilizando o método de seleção dos materiais. A escolha do material mais adequado, de acordo com as exigências do sistema de transmissão do protótipo, torna as gaiolas mais resistentes.


Keywords


Baja, Powertrain, conjunto homocinético, gaiola homocinética, Engenharia Reversa.

References


HAUTSCH, Oliver. O que é engenharia reversa?. 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 de maio de 2018.

LEITE, M. C., et al. Ensaio de tração mecânica e análise metalográfica do aço SAE 1045. Revista Engenharia em Ação UniToledo, Araçatuba - SP, v. 02, n. 01, p. 83-93, jan/ago. 2017.

PILLON, M. M. Aplicações da Engenharia Reversa no Desenvolvimento de Produtos. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM. Marília, SP, 2015.

PONTICELLI, C., SUSKI,C.A. O avanço do desenvolvimento de produtos através da engenharia reversa. Revista da UNIFEBE, 2017 - periodicos.unifebe.edu.br, v. 1, n. 8, jan/jul. 2017.

SANTOS dos, E. P. CAD/CAM/Usinagem CNC integrado a engenharia reversa. 2017. 57 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica)- Faculdade de Engenharia, UNESP, Ilha Solteira- SP, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-082

Refbacks

  • There are currently no refbacks.