Método da engenharia reversa para o dimensionamento da gaiola homocinética / Reverse engineering method for homokinetic cage sizing

Authors

  • Marcelo Esposte Purgato
  • Marina Paiva Rodrigues Sant'Ana
  • Igor Damasceno Baeta
  • Alexandre Chaves de Melo
  • José Antônio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-082

Keywords:

Baja, Powertrain, conjunto homocinético, gaiola homocinética, Engenharia Reversa.

Abstract

O protótipo baja é um veículo “Off road” produzido para competições nas quais é submetido a uma série de provas, de diferentes modalidades, que avaliam seu desempenho, entre elas: aceleração, velocidade e capacidade de vencer aclives. O sistema de Powertrain é extremamente importante na maioria dos equipamentos mecânicos. Para os automóveis é ainda mais importante, por ser responsável pela locomoção do veículo. A transmissão de torque e potência, produzida pelo motor até as rodas, é realizada por todos os componentes em conjunto, ao mesmo tempo. O funcionamento da transmissão obedece a um rigoroso e preciso circuito mecânico, da geração de força até os pneus. Sendo assim, é de suma importância considerar a máxima eficiência e a vida de todos os componentes. A gaiola homocinética é um componente que faz parte do conjunto homocinético da transmissão. Ela possui seis canais de seção circular onde são encaixadas as esferas de aço. No interior da gaiola é acoplado o anel interno que se encaixa no semieixo e assegura que as esferas permaneçam dentro dos canais. Por fim, todos esses componentes são partes intrínsecas do sino que é ligado ao cubo de roda. Devido a recorrentes quebras da gaiola, apresentamos este artigo que tem como objetivo analisar a utilização da engenharia reversa para a fabricação de gaiolas homocinéticas utilizando o método de seleção dos materiais. A escolha do material mais adequado, de acordo com as exigências do sistema de transmissão do protótipo, torna as gaiolas mais resistentes.

References

HAUTSCH, Oliver. O que é engenharia reversa?. 2009. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/pirataria/2808-o-que-e-engenharia-reversa-.htm>. Acesso em: 24 de maio de 2018.

LEITE, M. C., et al. Ensaio de tração mecânica e análise metalográfica do aço SAE 1045. Revista Engenharia em Ação UniToledo, Araçatuba - SP, v. 02, n. 01, p. 83-93, jan/ago. 2017.

PILLON, M. M. Aplicações da Engenharia Reversa no Desenvolvimento de Produtos. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM. Marília, SP, 2015.

PONTICELLI, C., SUSKI,C.A. O avanço do desenvolvimento de produtos através da engenharia reversa. Revista da UNIFEBE, 2017 - periodicos.unifebe.edu.br, v. 1, n. 8, jan/jul. 2017.

SANTOS dos, E. P. CAD/CAM/Usinagem CNC integrado a engenharia reversa. 2017. 57 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica)- Faculdade de Engenharia, UNESP, Ilha Solteira- SP, 2017.

Published

2020-11-05

How to Cite

Purgato, M. E., Sant’Ana, M. P. R., Baeta, I. D., Melo, A. C. de, & Silva, J. A. da. (2020). Método da engenharia reversa para o dimensionamento da gaiola homocinética / Reverse engineering method for homokinetic cage sizing. Brazilian Journal of Development, 6(11), 85284–85293. https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-082

Issue

Section

Original Papers