A leitura do lugar nas aulas de geografia do 6º ano como possibilidade para compreensão da realidade / Reading the place in the 6th year geography classes as a possibility for understanding reality

David Raniére Bastos Magalhães, Geisa Fideles dos Santos, Jeanes Martins Larchert

Abstract


O lugar é um dos conceitos básicos da Geografia e assume papel imprescindível, visto que através da análise do mesmo é possível entender como as sociedades se apropriam e interagem no espaço vivido. Assim, o presente artigo discute acerca da leitura do lugar como possibilidade para a compreensão da realidade. Isto por acreditar que um trabalho nessa perspectiva proporcionará ao aluno maior entendimento dos fenômenos que ocorrem nas escalas local, regional, nacional e global, além de contribuir para o desenvolvimento de reflexões que promovam a criticidade e maior autonomia na construção do saber geográfico. Para tanto, buscou-se analisar se o conceito de lugar está sendo trabalhado pelos professores que ministram aulas de Geografia no 6º ano e identificar como eles trabalham esse conceito. Além disso, analisar o entendimento dos mesmos acerca do conceito de lugar, bem como averiguar a percepção deles acerca do lugar enquanto espaço de vivência. A metodologia proposta baseou-se em pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, PCN de Geografia, entrevista com professores e questionário aplicado aos alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que os professores negligenciam o conceito de lugar, visto que o trabalham de forma superficial e desarticulado das demais escalas, dificultando assim, o entendimento do aluno quanto a esse conceito.

Keywords


Lugar, Ensino de Geografia, Prática pedagógica.

References


BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS- GEOGRAFIA. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação, Ministério da Educação e do Desporto, Brasília. 1998,156p.

BEHRENS. Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o Mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes. Campinas, vol. 25. n. 66. p. 227-247. maio/ago. 2005.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 2007.

COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: conceitos e paradigmas – apontamentos preliminares. Rev. GEOMAE. Campo Mourão, PR, v. 1 n. 2, 2010.

Demo, Pedro. (2005). Metodologia da Investigação em Educação. Curitiba: IBPEX. Engel, Guido Irineu. (2000) Pesquisa-ação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n16/n16a13.pdf. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. Editora da UFPR.

HOLZER, Werther. O lugar na Geografia Humanista. Rio de Janeiro: Rev. Território. Ano IV, nº 7, 1999.

FILIZOLA. Roberto; KOZEL. Salete. Teoria e Prática do Ensino da Geografia: Memórias da Terra. 1 ed. São Paulo: FTD, 2009.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999. 340 p.

MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, Jan./Abr., 2008, p. 9-18.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia pequena história crítica. 20 ª Ed. São Paulo: Anablume, 2005.

NOGUEIRA, Valdir; CARNEIRO, S. M. M. Educação Geográfica e Formação da Consciência Espacial-Cidadã. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2013.

SANTOS, A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 4 ed. 2006.

TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 203 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-074

Refbacks

  • There are currently no refbacks.