Relações de poder e interdependência: Norbert Elias e as transformações contemporâneas da comunicação / Relations of power and interdependence: Norbert Elias and the contemporary transformations of communication

Tatiana Lima da Silva, Michel Justamand

Abstract


O presente artigo discute dentro do campo jornalístico as relações de poder com base nos conceitos trazidos pelo sociólogo Norbert Elias, que discute as relações entre sociedade e indivíduo. Por meio da revisão de literatura de algumas obras do sociológico Elias, revisitamos alguns conceitos do autor para compreendermos a configuração das relações existentes no campo jornalístico. No campo jornalístico, diversos grupos de indivíduos (repórteres, editores, donos da empresa etc.) participam da atividade jornalística, atuando, influenciando, às vezes de forma visível ou não, na produção das informações. Os grupos de indivíduos não estão alheios as transformações sociais, e não se caracterizam independentes. Ao contrário, são interdependentes e dinâmicos e sempre em desenvolvimento. Deste modo, os indivíduos jornalistas estão sempre sujeitos às transformações sociais na qual estão inseridos e influenciando a produção da notícia.

Keywords


Atividades Jornalísticas, Grupos de Indivíduos, Nobert Elias, Jornalismo.

References


BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Seguido de: A influência do jornalismo e os Jogos Olímpicos – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

COSTA, André Oliveira. Norbert Elias e a configuração: um conceito interdisciplinar. Configurações [Online], 19 | 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/configuracoes/3947

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

ELIAS, Norbert (2006), Escritos & Ensaios: 1 – Estado, processo, opinião pública, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.

ELIAS, Norbert (2001) [1969], A Sociedade de Corte: Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a.

FRANÇA, Vera Veiga, HOHLFELDT, Antonio e MARTINO, Luiz. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas, tendências. Petrópolis, Vozes, 2007.

GEBARA, Ademir. LUCENA, Ricardo de F. O poder e cotidiano: breve discussão sobre o poder para Norbert Elias. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, PR. Nov, 2005.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2000.

MARQUES, Mauro Luiz Barbosa. Jornalismo e imprensa: relações com o civilizado, o histórico e o político. Revista Crítica Histórica. Ano III, N° 5, Julho de 2012.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2012. 3ª.ed.

RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação; tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-048

Refbacks

  • There are currently no refbacks.