Relações internacionais no oriente médio: o Direito Internacional Humanitário no conflito da Faixa de Gaza/ International relations in the middle east: International Humanitarian Law in the conflict in the Gaza Strip

Eduardo Freitas Gorga, Elisa Pinheiro de Freitas, Renata Cardoso Doyle Maia, Silvana do Valle Leone, Larissa Bacelar Marques, Andreza Sumára Gomes dos Santos, Lia Andrea Barbato Tafarel, Helenita Gurgel do Amaral Valente, Gracieli Sampaio Martinez

Abstract


Ao longo da história das relações internacionais, os conflitos armados continuam evoluindo paralelamente aos pensamentos e filosofias. Os Chefes de Estado na “corrida” por novos armamentos e tecnologias bélicas negligenciam, por vezes, as bem feitorias relativas ao bem estar dos seus povos. Fez-se fundamental, ainda no século passado, como forma de conter os excessos cometidos pelas partes em situações de combate, tipificar a guerra em legislação internacional. Este artigo aborda a intervenção do Direito Internacional Humanitário nos conflitos armados internacionais, ocorridos no Oriente Médio, por Israel contra a Faixa de Gaza. O seu objetivo geral é verificar os fatores históricos que motivaram os conflitos no Oriente Médio. Como objetivo específico visa verificar a ação da Organização das Nações Unidas como órgão internacional que possui a missão de manter a paz mundial. O resultado da pesquisa esclarece se Israel, à luz do Direito Humanitário, pode bombardear áreas civis, em Gaza, sob a alegação de constituírem alvos militares. E, ainda, se Israel mantém o controle do abastecimento de água, em Gaza, como tática de combate.


Keywords


Relações Internacionais, Conflitos Armados, Direito Internacional Humanitário, Faixa de Gaza.

References


ARON, Raymond. Paz e guerra entre as nações. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, 2003.

BOUCAULT, Carlos Eduardo de A.; ARAUJO, Nadia de. Os direitos humanos e o direito internacional. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

BULL, Hedley. A Sociedade Anárquica – Um estudo da ordem na política mundial. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, 2002.

GOMES, Maria Paulina. Curso de direito militar: metodologia da pesquisa jurídica. Rio de Janeiro: Fundação Trompowsky, 2008.

MELLO, Celso D. de A. Direitos Humanos e Conflitos Armados. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

MORGENTHAU, Hans J. A política entre as nações – A luta pelo poder e pela paz. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, 2003.

Normas Fundamentais das Convenções de Genebra e de seus protocolos adicionais. Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Genebra, 1983.

PALMA, Najla N. Direito Internacional Humanitário e Direito Penal Internacional. Rio de Janeiro: Fundação Trompowsky, 2008.

SMINARSKY, Christophe. Introdução ao Direito Internacional Humanitário. Brasília, 1988.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-031

Refbacks

  • There are currently no refbacks.