A implementação do ensino à distância, aos moldes do sistema colégio militar do Brasil, aos residentes na faixa de fronteira Sul-Mato-Grossense/The Implementation Of Distance Education By Brazilian Military College Systems For Residents In The South Mato-Grossense Border Band

Eduardo Freitas Gorga, Elisa Pinheiro de Freitas, Renata Cardoso Doyle Maia, Silvana do Valle Leone, Larissa Bacelar Marques, Andreza Sumára Gomes dos Santos, Lia Andrea Barbato Tafarel, Helenita Gurgel do Amaral Valente, Gracieli Sampaio Martinez

Abstract


O presente artigo tem por finalidade, com foco no ensino médio, na faixa de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul (MS), apresentar uma proposta de implementação do Ensino à Distância (EAD), aos moldes do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), aos civis da área em questão. Nessas condições, o referencial no MS é o Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), pois dentre as escolas 100 primeiras colocadas do MS, apenas 32 públicas foram destacadas pela média dos seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ficando o CMCG em primeiro lugar. Tal fato atesta que o foco dos investimentos educacionais deve ser voltado para o interior (com destaque para os municípios fronteiriços), de forma que prosperem aos moldes da capital. Não obstante, a pesquisa comprova, através da coleta de dados, a deficitária qualidade do ensino público do MS. Com isso, o resultado esperado, através do EAD, busca aproximar a qualidade do ensino da faixa de fronteira ao da capital, Campo Grande. Ademais, o estudo possibilita ratificar a condição do SCMB como referência positiva de ensino e a necessidade de melhorias na rede de ensino público da Região Centro-Oeste do Brasil.


Keywords


Ensino Público, Educação à Distância, Sistema Colégio Militar do Brasil, Fronteira sul-mato-grossense.

References


ASA, Marco. (2013) “Turismo Sul-Mato-Grossense é destaque na ITB Berlim.” Disponível em: . Acesso em: 02 de julho 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado.

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. “Colégio Militar de Manaus: Educação a Distância recebe prêmio de referência nacional.” Disponível em: .Acesso em: 04 de julho de 2019.

BISSOTO, Maria Luisa A. C. (2012) “Paradigmas metodológicos para a educação superior.” Nota de Aula.

DEFESA, Ministério da. Exército Brasileiro. (2017) “Colégio Militar de Manaus: Normas para o Funcionamento do Curso Regular de Educação a Distância.” Manaus.

ÉPOCA, Revista. (2015) “O Ensino Público no Brasil: ruim, desigual e estagnado”. Disponível em: . Acesso em: 23 de junho de 2019.

GAZETTA, G. (2015) “Fundamentos de EAD.” Rio de Janeiro: Departamento de Educação e Cultura do Exército.

GONZALES, M. (2005) “Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância.” São Paulo: Avercamp.

OLIVEIRA, Tito C. M. (org). (2005) “Território sem limite.” Campo Grande, MS: Ed UFMS.

ROCHA, Leonardo.(2014) “Pedrossian afirma que educação ainda deve ser prioridade em MS.” Disponível em: . Acesso em: 29 de junho de 2019.

SOUZA, Gabriela Menezes de. “Sistema Colégio Militar Do Brasil (SCMB): Uma Referência De Gestão Educacional da Rede Federal de Ensino Brasileira.” Disponível em: . Acesso em: 30 de junho de 2019.

VALENTE, J. Armando. (2001) “Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade.” In: KACHAR, Vitória. Longevidade: um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-029

Refbacks

  • There are currently no refbacks.