A relevância da presença dos pais no ensino à distância (EAD) para a autonomia de jovens com necessidades especiais: o caso do Colégio Militar na fronteira brasileira/The relevance of the presence of parents in the distance teaching (EAD) for the autonomy of young people with special needs: the case of the Military College on the Brazilian border

Renata Cardoso Doyle Maia, Eduardo Freitas Gorga, Silvana do Valle Leone, Larissa Bacelar Marques, Helenita Gurgel do Amaral Valente, Gracieli Sampaio Martinez, Andreza Sumára Gomes dos Santos, Lia Andrea Barbato Tafarel

Abstract


O presente artigo tem por finalidade revelar a importância da participação dos pais no Ensino à Distância (EAD) para a alfabetização de jovens alunos, com necessidades especiais, no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Nessas condições, é crescente a participação dos pais no EAD, contribuindo para a formação de jovens com necessidades especiais, ressaltando àqueles residentes em regiões isoladas do território nacional. Atualmente, no EAD do Colégio Militar (CM), sendo em Manaus o CM pioneiro, ocorre eficazmente a atribuição da responsabilidade pelo processo de autonomia da aprendizagem, em maior parte, ao encargo do aluno, por meio da atuação e mediação dos pais junto à escola. Cabe salientar que uma razão para a existência do SCMB é a procura pela diminuição das dificuldades e disparidades impostas à família militar, advindas das movimentações no território nacional, em especial aos que se encontram nas fronteiras e rincões mais distantes, garantindo a proteção social dos militares e dos seus dependentes.

Keywords


Ensino à Distância, Jovens, Necessidades especiais, Colégio Militar.

References


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

BISSOTO, Maria Luisa A. C. Paradigmas metodológicos para a educação superior. 01-15 de mar de 2012. 10 pág. Nota de Aula.

ÉPOCA, Revista. O Ensino Público no Brasil: ruim, desigual e estagnado, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 de junho de 2019.

GAZETTA, G. Fundamentos de EAD. Rio de Janeiro: Departamento de Educação e Cultura do Exército, 2015.

MEC. Declaração de Salamanca – Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994.

SARTORETTO M. L. Inclusão escolar, um direito de todos alunos, com e sem deficiência. Out. 2017.

VALENTE, J. Armando. Aprendizagem continuada ao longo da vida: o exemplo da terceira idade. In: KACHAR, Vitória. Longevidade: um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-024

Refbacks

  • There are currently no refbacks.