O aplicativo photomath como apoio em processos formativos no ensino e aprendizado da matemática / The photomath application as support in formative processes in teaching and learning mathematics

Maria Lívia Astolfo Coutinho, Samira Souza Feitosa, Gerusa Soares Pinheiro

Abstract


O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os possíveis benefícios da utilização do aplicativo Photomath como apoio ao processo de ensino-aprendizagem em aulas de Matemática. Para tanto, a partir da experiência das autoras com o aplicativo e da revisão bibliográfica, optou-se por uma pesquisa exploratória, com a análise de uma atividade que pode ser aplicada a estudantes do 9º ano com o intuito de estimular a compreensão do uso do aplicativo, objetivando refletir sobre algumas potencialidades do Photomath que podem contribuir para os processos formativos no ensino e aprendizado da matemática e que poderão ser verificadas e ampliadas em pesquisa futura. Neste contexto, foi necessário fazer uma breve discussão sobre a popularização dos Smartphones e a necessidade de diversificar as metodologias de ensino, incluindo práticas inovadoras, que tragam mais ludicidade as atividades pedagógicas transformando o processo de aprendizagem mais prazeroso.


Keywords


Educação Matemática, Smartphone, Aplicativo Photomath.

References


ALVES, L. A cultura lúdica e cultura digital: Interfaces possíveis. Revista Entre ideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 101-112. 2014.

BORBA, Marcelo; SILVA, Ricardo; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

CANDIDO, Francisca Francineide; SILVEIRA, Selena Maria Penaforte. Inovação Pedagógica: novas formas de relacionamento e atuação na aprendizagem significativa. In: Sebastião Valdemir Mourão. (Org.). Mensagem: Revista do Conselho de Educação do Ceará. 1. ed. Fortaleza, 2014, v. 19, p. 84-111.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HETKOWSKI, Tânia Maria. TIC e Práticas Pedagógicas Inovadoras: Parceria entre Universidades e Rede Pública de Ensino. In: MOREIRA, J. A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. (org.). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes virtuais, Tecnologia e Serious Games.1. ed. Santo Tirso, Portugal: Wh!tebooks, 2015.

RAMOS, Rosemary. Os jogos digitais e a gamificação no ensino superior: interfaces entre ludicidade, tecnologia e aprendizagem. In: HETKOWSKI, Tânia; SANTOS, Tarsis; CORREIA, Silvia (Orgs.). Diálogos e Interlocuções: experiências e práticas pedagógicas na América Latina. Curitiba: CRV, 2016, p. 95-109.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-003

Refbacks

  • There are currently no refbacks.