João e o pé de feijão / João and the beanstalk

Andréia Jaqueline Renta

Abstract


“João e o pé de feijão” é uma obra da literatura infantil comumente conhecida e apreciada pelas crianças. Por isso, foi utilizada como fio condutor para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, que permitiu que os alunos envolvidos avançassem em sua aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Listas, construção de palavras, produções textuais, situações-problema, confecção de jogos, experiências foram algumas das atividades vivenciadas pelos alunos e que os motivaram a socializar suas aprendizagens por meio de exposições, feiras, debates, conversas com outras turmas, etc. Os avanços no processo de aprendizagem demonstram que o desenvolvimento do projeto foi positivo para as turmas envolvidas.

 

 


Keywords


Literatura infantil, Interdisciplinaridade, Educação Matemática.

References


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Ed. Scipione,1997.

BINOTO, Claudia; SÁ, Ricardo Antunes de (Org). Tecnologias e mídias digitais na escola contemporânea: questões teóricas e práticas. Curitiba: Appris,2016.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno 03. Brasília: MEC, SEB,2015.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização. Caderno 05. Brasília: MEC, SEB,2015.

FILHO, José Nicolau Gregorin. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos,2009.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 18.ed. Porto Alegre, Mediação,2012.

SMOLE, Kátia Stocco et al. Cadernos do Mathema: jogos de matemática do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed,2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-720

Refbacks

  • There are currently no refbacks.