Análise de um sistema separador de água e óleo em postos de combustíveis / Analysis of a water and oil separator system at fuel posts

Authors

  • Fernando Ernesto Ucker

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-153

Keywords:

Sistemas separadores de água e óleo, impacto ambiental, efluente.

Abstract

Tendo em vista o aumento da demanda de serviços voltados ao mercado automobilístico no Brasil, a atividade de revenda de combustíveis tem expandido consideravelmente nos últimos anos. Esta atividade é potencialmente poluidora e assim passível de licenciamento ambiental. Neste contexto este estudo teve como objetivo avaliar sistemas separadores de água e óleo em postos de combustíveis por meio de coleta de amostras de efluente das saídas dos sistemas separadores. Os resultados analíticos das amostras indicam que os sistemas separadores possuem boa eficiência na remoção de sólidos sedimentáveis, bem como na remoção de óleos e graxas contidos nos efluentes. Tais resultados comprovam a importância da instalação destes sistemas em postos de combustíveis, visto que, se lançados sem tratamento prévio nas redes de esgotos os efluentes podem causar danos aos sistemas de esgotamento, instalações de estações de tratamento de esgoto, além de possível contaminação de corpos hídricos receptores de esgoto tratado.

References

ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2009. Disponível em: <http://www.anp.gov.br>.

APHA, AWWA WPCF. Standard methods for the examination of water andwastewater. 21th edition. Wasghington D.C. American Public HealthAssociation, 2012. 953p.

APHA. Compendium of methods for the examination of foods. American Public Health association. 3rd ed., Washington: 1992. 121p.

APROMAC – Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte. Relatório de Gestão no Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA: justificativa da opção pelo rerrefino. Cianorte: APROMAC, mar. 2005.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – Resolução n. 273, de 29 de novembro e 2000.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as condições de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução n° 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.9p.Disponívelem:<http://www.legislacao.mutua.com.br/pdf/diversos_normativ

os/conama/2011_CONAMA_RES_430.pdf>. Acesso em: 20 de nov. 2014.

MELO, Normando; MELO, Josette; NETO, Cícero; GUIMARÃES, Adriana. Estudo Estatístico da Distribuição do Teor de Óleos e Graxas em Esgotos Domésticos e Efluentes de Filtros Anaeróbios. Rio Grande do Norte, 2002.

Published

2019-05-08

How to Cite

Ucker, F. E. (2019). Análise de um sistema separador de água e óleo em postos de combustíveis / Analysis of a water and oil separator system at fuel posts. Brazilian Journal of Development, 5(6), 6547–6558. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-153

Issue

Section

Original Papers